‘Blonde’: figurinos icônicos usados por Marilyn Monroe ajudam a contar a história

Lucimara Artussa Por Lucimara Artussa
3 min de leitura

‘Blonde’ estreou nesta quarta-feira (28) na Netflix e mostra os traumas e sofrimentos que Norma Jeane, nome de batismo de Marilyn Monroe, viveu para encarnar o ícone platinado hollywoodiano. O filme é uma adaptação do romance escrito por Joyce Carol Oates, em que a autora fala sobre a criação de um mito americano, a personagem doce e feminina  criada para o consumo do público.

O filme é estrelado por Ana de Armas (‘Entre Facas e Segredos’ e ‘007 – Sem Tempo Para Morrer’) e dirigido por Andrew Dominik. E para ajudar a contar a história por meio dos figurinos célebres que o ícone da cultura pop usou em suas aparições marcantes, Jennifer Johnson (figurinista do filme “Eu Tonya”, indicado ao Oscar) se debruçou em um trabalho de muita pesquisa e atenção aos detalhes.

Em entrevista para Vogue, a fashion designer contou que para o processo de desenvolvimento criativo ela consultou um documento, chamado ‘a Bíblia’, com 800 páginas montado pelo diretor Andrew Dominik ao longo de 10 anos de pesquisa sobre a vida de Marilyn. A profissional queria alcançar um naturalismo nos trajes que deixassem Ana de Armas confortável. “Não poderia ser apenas como: Oh, aqui está essa fantasia que é de Marilyn”, ela disse.


Ana de Armas e a coreógrafa Denna Thomsen nas filmagens de ‘Blonde’ (Foto: Reprodução/Instagram)


Jennifer relatou que para deixar Ana confortável e não sobrecarregá-la foi adicionado ao seu corpo apenas um elástico em volta de sua cintura e foi feito um sutiã um pouco pontudo, menor que os que Marilyn aparece usando em algumas fotos. “É um pouco, mas é muito mínimo porque eu senti que era meio engraçado, olhando para as lentes de hoje e para os dias de hoje. E então havia permissão para alguma reinterpretação que eu acho que suaviza algumas das silhuetas e é mais natural e talvez um pouco menos caricata.”, ela explicou.


Ana de Armas vive Marilyn Monroe em ‘Blonde’ (Foto: Reprodução/Instagram)


No desenvolvimento dos figurinos houve o cuidado de pensar no conflito que a personagem vive. Sua saúde mental fragilizada e suas duas personalidades, Norma Jeane e Marilyn Monroe. Assim, Ana de Armas usa trajes uma blusa preta de gola rolê com uma calça capri nas gravações, revivendo um look usado pela estrela de Hollywood em seus momentos privados.

Foto Destaque: Ana de Armas. Reprodução/Instagram

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile