A história por trás da famosa bolsa de sapo utilizada por Malu Borges é muito mais antiga do que se imagina. O acessório “diferentão” em formato de réptil que compõe os looks da influenciadora é inspirado nas antigas “sweet purses”.
Origem
O modelo de bolsas “sweet purses”, muito utilizado pela nobreza britânica no século XVII, era confeccionado utilizando a técnica “filigrana”, que consiste no entrelaçamento e soldagem de fios de prata ou ouro. Essas bolsas possuíam formatos “estranhos”, o mais conhecido deles: o de sapo. Assim como a bolsa de Malu Borges.
“Sweet purse” em formato de sapo do século XVII (Foto: reprodução/Ashmolean Museum, University of Oxford)
Apesar do nome, “bolsa de doces” em português, o acessório não era exatamente utilizado para o armazenamento de guloseimas. Segundo informações do Museu de Britânico de Arte e Arqueologia Ashmolean Museum, essa bolsa era utilizada como forma de disfarçar o mau odor corporal.
Na época, mesmo as pessoas mais ricas e nobres exalavam um odor desagradável. O conceito de higiene da população europeia era bem diferente do que estamos habituados atualmente.
O banho, por exemplo, não era um hábito diário. A limpeza com água e sabão era realizada apenas em ocasiões especiais ou quando recomendada por um médico. No dia-a-dia, a população costumava se higienizar com toalhas ou panos molhados.
Para camuflar um pouco o resultado dessa higiene escassa, as bolsas eram abastecidas com sachês de perfumes e ervas.
No closet de Malu
No Brasil, foi Malu Borges que deixou a bolsa de sapo conhecida. A influenciadora de moda, famosa por usar roupas e acessórios excêntricos, deu o que falar ao utilizar a bolsa durante a semana de moda de Paris.
A bolsa, batizada de “Frederico” pela influenciadora, é da marca JW Anderson e custa R$ 4 mil. Além dela, Malu possui, da mesma marca, uma bolsa em formato de pombo.
Malu Borges com bolsa de pombo da marca JW Anderson (Foto: reprodução/Instagram/@maluborgesm)
Após viralizar no TikTok no último ano, Malu é atualmente uma das maiores influenciadoras de moda do país, acumulando mais de 900 mil seguidores no Instagram e quase cinco milhões no TikTok. No aplicativo, o vídeo em que exibe a bolsa de réptil como sua nova aquisição possui mais de dois milhões e 300 mil visualizações.
Foto destaque: Malu Borges com sua bolsa de sapo. Reprodução/Instagram/@maluborgesm