Bottega Veneta abre escola de artesanato

Maria Fernanda Trocado Por Maria Fernanda Trocado
3 min de leitura

A Bottega Veneta é uma marca italiana de alta costura, com peças caracterizadas pela tecelagem de couro e artesanato. Devido sua forte associação com o segundo, a grife decidiu expandir o conhecimento e anunciou o lançamento da Accademia Labor et Ingenium (Academia de Artesanto e Cratividade), que visa cultivar a próxima geração de talentos artesanais. 


Aluna sendo orientada em instalação da Accademia Labor et Ingenium (Foto: Reprodução/Bottega Veneta)


O legado do artesanato na Bottega

A Accademia Labor et Ingenium receberá 50 estudantes por ano, estes, terão garantia de emprego na Bottega Veneta após a conclusão do curso. O projeto contará diversas atividades de formação, workshops e claro, aulas, distribuídas entre o ateliê da marca em Montebello Vicentino e um espaço novo, localizado em Povolaro Dueville. 

No dia 16 de outubro, a Accademia iniciou sua primeira parceria externa, em conjunto com a Università Iuav di Venezia. Dirigido pelo mestre artesão da Bottega Veneta, Ruggero Negretto, e denominado: “O Processo Criativo Artesanal: Curso de Design e Produção de Bolsas”, o programa terá duração de sete semanas. O cronograma inclui aulas de prototipagem e produção de diversos formatos e acabamentos de bolsas, ademais, conta com insights sobre o setor de luxo e desenvolvimento de habilidades comunicacionais e relacionamento interpessoal.

– Desde quando eu era um jovem aprendiz na Bottega Veneta, aprendi com a experiência, o conhecimento e a paixão dos artesãos mais experientes. É uma grande honra e responsabilidade transmitir este conhecimento único a uma nova geração e dar continuidade a esta importante tradição de oficina em toda a sua comunidade, criatividade e legado cultural – disse Negretto.

Oportunidades para todos

O CEO da Bottega Veneta, Leo Rongone, afirmou que o artesanato e a criatividade são partes integrantes da marca e também da herança do Veneto, região de origem da grife. Ele completou dizendo que com a Accademia, o espírito coletivo alcançará um nível cada vez mais alto, usufruindo da rica história da Maison para partilhar conhecimento e inovação, desenvolvendo os artesãos do futuro.

 Além disso, o projeto também proporcionará programas de atualização e desenvolvimento para aqueles que já trabalham na empresa, tal como colaborações de treinamento com parceiros regionais, promovendo a criatividade do Veneto, uma região italiana, e preservando o legado do Made in Italy.

 

Foto destaque: Estudantes conhecendo o espaço da Accademia Labor et Ingenium. Reprodução/Bottega Veneta

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile