Em um desfile em Mumbai, na Índia, no dia 30 de março, Dior apresentou peças com bordados tradicionais indianos. É possível encontrar bordado nas peças tigres, pavões, cenários de floresta e elefantes. A cartela de cores envolvia muitas cores fortes, como o preto, dourado, cinza, branco, verde, rosa, roxo, enquanto fios metálicos, rendas iridescentes, paetê, strass e lantejoulas adornavam as peças, criando molduras para as peças bordadas e trazendo um brilho para as outras peças, como saias e calças.
A homenagem é para a produção têxtil indiana, e foi uma colaboração entre Maria Grazia Chiuri, diretora criativa da marca, e a escola de artesanato Chanakya, fundada e dirigida por Karishma Swali, com quem Dior já tem uma parceria há mais de 30 anos.
“É uma homenagem a uma forma de arte”, disse Maria Grazia Chiuri em uma entrevista antes do desfile. “Na França, falamos muito sobre artesanato, e também é um assunto recorrente em Bombaim. A Índia tem um artesanato único.”
Desfile da Dior homenageia bordados indianos (Foto: Reprodução/Fashion Network)
O desfile aconteceu no Portal da Índia, um monumento histórico construído em 1911 para a visita do Rei George V, que foi coberto na noite anterior com uma tapeçaria inteiramente bordada, com desenhos de árvores frutíferas, elefantes e leões, e contou com a presença da aristocracia, como marajás, e ícones da cultura indiana, como Diana Penty, Natasha Poonawalla, Khushi Kapoor e Ananya Panday. O desfile atraiu também celebridades internacionais, como Simone Ashley, Cara Delevingne e Maisie Williams.
{slide}
Entre as peças apresentadas, estavam saias longas, calças retas, blazers, trench coats e vestidos, além de peças que lembram o tradicional sári. Há também uma influência da coleção assinada por Marc Bohan, diretor artístico de Christian Dior entre os anos 1961 e 1989, inspirada na Índia. Ele visitou Mumbai e Delhi no ano de 1962, e produziu uma coleção que marcou uma fase mais jovial para a marca.
A linha deve chegar às lojas no final do mês de abril.
Foto destaque: Desfile da Dior homenageia bordados indianos. Reprodução/L’Officiel.