A época mais quente do ano está se aproximando e com ela vem aquela famosa fase “não tenho roupa”. Quem é mulher sabe que está frase é dita constantemente, devido comprarmos peças seguindo tendências momentâneas sem levar em consideração que gostos são passageiros e mutáveis, e acabamos sem muitas opções.
E pensando nisso trouxemos o conceito de Armário Cápsula para te ajudar nessa nova temporada que está se aproximando. E se você não sabe do que se trata esse conceito, a gente conta, na década de 1970, a estilista Susie Faux, desenvolveu a ideia de um guarda-roupa que fosse composto por poucos itens essenciais, atemporais e que combinam entre si. Na época a indústria do fast Fashion não deixou que a técnica fizesse sucesso, hoje, porém, a sustentabilidade está cada vez mais pautada e o armário cápsula se tornou popular entre pessoas que buscam um consumo mais consciente.
Em entrevista a CLAUDIA, a stylist Mayra Silva conta como funciona para você aderir essa técnica, “O armário cápsula é composto por 20 a 30 peças, que vão atender às suas necessidades. A ideia é que todas combinem entre si”, conta a stylist. O que não inclui peças íntimas e acessórios, com toda a loucura e o clima tropical que o brasileiro enfrenta, é indicado umas 70 peças para compor looks diversos, tanto para o frio como para o calor, e que seja possível montar combinações legais.
Mulher procurando roupa. (Foto: Reprodução/Freepik)
O objetivo é ter peças coringas para que possam ser combinas entre si “A pessoa pode ter, por exemplo, três partes de baixo, uma calça, um short e um vestido peça única, e seis partes de cima. Na consultoria a gente conta como parte de baixo macacão e vestido. As partes de cima podem ser terceira peça também, tipo um quimono, uma jaqueta e quatro blusinhas” Mayra dá como exemplo. “Ter essas peças versáteis que você consegue usar ou na praia ou fora não limita seu armário”. E finaliza dizendo “Quando for comprar roupa nova, analise qual item combina mais no seu guarda-roupa. Então, chegou com uma peça nova em casa, já vai no armário fazer um exercício para ver o que combina e em qual ocasião você consegue usar”.
E ai o que você achou da técnica “o armário cápsula” é uma opção para seu problema de não ter combinações para diferentes ocasiões?
Foto destaque: Guarda-roupa. Foto: Reprodução/ Freepik.