Confira como foi o desfile da Balenciaga na Paris Fashion Week 2023

Letícia Guedes Por Letícia Guedes
4 min de leitura

A grife espanhola voltou para os holofotes neste último domingo (1). A coleção primavera-verão 2024 da Balenciaga misturou influências e tendências que desafiam a compreensão de todos. Além disso, o casting diverso composto por amigos e familiares do diretor criativo da marca, Demna Gvasalia foi uma das surpresas do evento.

Presença da família e amigos de Demna

O estilista declarou que, para esta nova coleção, sua maior inspiração foram as pessoas ao seu redor e que o desfile era uma retratação sobre “o que a moda significa para ele”. A primeira a passar pela passarela foi justamente a mãe de Demna. Em seguida, personalidades como a modelo Amanda Lepore, o PR da Balenciaga, Robin Meason e a crítica de moda do The New York Times, Cathy Horyn, aproveitaram a passarela.

O último a desfilar foi o seu companheiro – o artista BFRND, responsável pela maioria da trilha sonora dos desfiles da Balenciaga. BFRND fechou a passarela usando um vestido de noiva produzido a partir de sete modelos do século passado.


Vestido de noiva usado por BFRND no final do desfile (Foto: Reprodução/Instagram/@bfrnd)


Algumas tendências e peculiaridades de Demna

O desfile iniciou-se com looks all-black. No entanto, não demorou muito para as cores e o lado peculiar de Demna aparecer na passarela. Vestidos floridos e plissados, trench-coats e blazers de tamanhos desproporcionais, os sapatos-meia, tecidos que podem ser assemelhados a toalhas de mesa são alguns dos elementos que foram incluídos durante a apresentação.

A estética sportswear fez-se presente durante o show. Composta por conjuntos de moletons, tecidos mais “simples”, cores neutras e com a peça que já se tornou uma marca da Balenciaga, o tênis esportivo oversized. Além disso, durante o último bloco, nota-se a presença de vestidos de gala brilhantes, peças de alfaiataria e grande o vestido de noiva fechando o desfile. 


Demna compartilhou trechos do desfile em suas redes (Foto: Reprodução/Instagram/@demnagram)


A visão de Demna para a coleção primavera-verão 2024

Em entrevista, o diretor fala sobre sua visão para o espetáculo “Minha moda funciona de baixo para cima e não de cima para baixo. O que eu acho que é uma situação mundial muito antiga. E eu queria questionar isso. Qual é a identidade, como a moda a cria? Porque eu sofro com isso todos os dias […] A única maneira que quero ser e quero que meu trabalho seja é leal a mim mesmo e não tentando ser alguém ou outra coisa. Porque eu nunca vou me encaixar.” O estilista ainda completa dizendo que idelizar a coleção foi quase como uma experiência antropológica.

Vale ressaltar que a Balenciaga retornou para os grandes eventos do mundo fashion após dois anos de crise. Em 2022, a marca sofreu uma série de acusações por conta de campanhas publicitárias que continham apologia ao abuso infantil. Desde então, a imagem da Balenciaga é alvo de controvérsias por parte da internet.     

 

Foto Destaque: Alguns dos looks presentes no show de moda da Balenciaga na Semana de Moda de Paris 2023. Reprodução/Launchmetrics Spotlight/Vogue

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile