A marca Chanel é uma das grifes mais conhecidas e respeitadas por todo o mundo. Foi criada por uma mulher à frente do seu tempo: Coco Chanel foi a responsável por transformar a forma de vestir de muitas pessoas no século 20, mas até hoje tem influência na moda. Peças como sua black jacket, o tweed e sua bolsa a tiracolo, são suas marcas registradas e exemplos da sua força de influência no mundo da moda.
Coco Chanel nasceu em 19 de agosto de 1883, não casou e nem teve filhos, mas deixou seu grande legado e fez seu nome com a sua marca.
Boutique de Chanel em 1915 (Foto: reprodução/Chanel)
Aos doze anos, Chanel já enfrentou um momento muito difícil, sendo órfã da mãe e sendo abandonada pelo seu pai. Sua infância foi em um orfanato, que provavelmente foi de onde nasceu seu amor pelo preto, visto frequentemente na roupa das freiras.
O seu famoso apelido veio de uma situação inusitada, em um dos café-concerto em Paris, com as únicas duas canções que sabia que eram, Ko-ko-ri-ko e Qui qu’a a vu Coco, e logo foi apelidada pelo público como Coco.
Ela abriu sua primeira loja em 1910, incentivada por um namorado e em 1912 após para omundo o seu talento para fazer chapéus, vendendo os de palha sem penachos e também sem enfeites, mas como muita elegância, como já era de seu feitio.
“Chanel pra mim é uma das maiores referências na moda. Como mulher eu sempre levei ela como inspiração, pois conquistou um “império” na moda, sendo autêntica, trabalhando muito bem e sempre carregando elegância em suas roupas e peças”, contou a estudante de moda Laryssa Santos.
Atualmente quem são os donos da marca Chanel é a família Wertheimer. Virginie Viard é a atual responsável pela direção criativa, e como sempre foi apaixonada pela tradição da marca, não teve dificuldades para continuar com o legado de Coco.
Foto Destaque: Coco Chanel. Reprodução/Getty Images