Conheça o surrealismo e sua atual influência no mundo da moda

Maria Fernanda Trocado Por Maria Fernanda Trocado
3 min de leitura

A moda e arte são espelhos, se complementam. E em ambas o contexto vivido se reflete nas criações. Seguindo um panorama global, os últimos anos foram um caos, marcados por inúmeras crises. Dessa maneira, já é possível observar a adoção de uma estética mais caótica por parte dos jovens e também de algumas marcas luxuosas. Assim, tudo indica que o surrealismo está entrando em um nova era. 


Modelo usando look criado pela IA em desfile da Collina Strada (Foto: Reprodução/Instagram/@colinnastrada)


Grandes marcas e tendências

Em 2021, a WGSN, hub que prevê tendências de consumo, estilo de vida e design de produtos, identificou a cultura do caos justamente como uma tendência. Desde então, principalmente em 2023, ela tem se intensificado, seja por conta do aumento do niilismo ou da valorização do extravagante sintetizado com o abstrato. 

Se alguns anos atrás chamar atenção estava fora de moda, atualmente é exatamente a intenção e isso tem se traduzido no mundo da moda, se materializando em confecções não convencionais. Dentre elas, as bolsas enormes da Jaquemus, as botas diferentes da MSCHF e até a inteligência artificial está sendo incorporada à isso, como no desfile recente da Collina Strada, no New York Fashion Week. Além disso, Schiaparelli e Balenciaga se inspiram no movimento artístico, o surrealismo.

Surrealismo à brasileira

A nova marca brasileira Otti, nascida no Rio de Janeiro, explora as bolsas de luxo de maneira criativa. O DNA desta está na identidade visual exagerada mesclada à presença de muitas cores, como um sonho do pintor espanhol Salvador Dalí, grande nome do movimento artístico denominado surrealismo. Criada por Nina e Peter Gaul, a marca também trabalha com a IA na criação das peças, estampas e conteúdos digitais. Grande exemplo de como a inteligência artificial pode impactar positivamente a indústria da moda.

 Nina, uma das criadoras da marca brasileira, compartilha que não tem uma outra marca de acessórios no mundo como a Otti. 

 

Foto destaque: Marca brasileira Otti utiliza da IA para divulgar uma bolsa (Foto: Reprodução/Instagram/@otti.com.br)

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