Cool ou not cool? O polêmico Crocs segue na moda

Editoria Imag Por Editoria Imag
4 min de leitura

Dá até para não gostar, mas é impossível negar o impacto cultural do Crocs. No ano em que comemora 20 anos de lançamento, o polêmico “tamanco de borracha” alcançou a marca de item mais vendido na categoria de roupas, sapatos e joias da Amazon. Isso depois de ser visto em passarelas ao redor do mundo e nos pés de celebridades, como Justin Bieber e Nicki Minaj. “A moda está com peças mais amplas, mais despojadas e coloridas. Tudo isso combina com Crocs”, conta a consultora de moda e estilo Camile Stefano ao explicar o sucesso do calçado.


Justin Bieber já foi fotografado com diferentes cores da peça. Ao lado, Natalie Dormer combinou o Crocs com calça jeans e blazer. (Foto/Reprodução)


O Crocs foi criado em 2002, inicialmente como um sapato para ser usado em embarcações. Entretanto, o tamanco esgotou rápido nas lojas porque atraiu diferentes consumidores, que se renderam ao conforto e design da peça. O principal objetivo dos desenvolvedores era a praticidade e bem-estar proporcionados pelo material utilizado na produção, o Croslite – um tipo inovador de espuma de EVA moldada por injeção, que se ajusta ao formato do pé do usuário, trazendo, inclusive, benefícios médicos. Mas, como diz o lema da própria marca – “conforto que traz felicidade” – , há um algo a mais que garante o sucesso e a versatilidade do calçado durante todos esses anos.

Para Camile, o Crocs inovou ao mudar o conceito de conforto. “Além dos inegáveis benefícios anatômicos, é um sapato divertido que pode ser personalizado com diferentes acessórios”. Estes acessórios, no caso, são os pins e adereços que deixam a peça com a cara de quem usa. É o que torna cada Crocs único. “Não existe regra para usá-los. É possível colocar pingentes que te representam e que façam sentido com o seu estilo de vida”, indica a consultora.


Desfile de primavera 2017 de Christopher Kane e plataforma da Balenciaga (Foto/Reprodução)


Mas como um sapato que alinha conforto e diversão foi parar em desfiles de alta costura? Essa tendência foi lançada em 2016 por Christopher Kane na Semana de Moda de Londres. Na coleção de primavera, o designer combinou tecidos delicados, como renda e seda, com Crocs cheias de acessórios. A tendência foi acompanhada no ano seguinte pela Balenciaga, com uma versão plataforma da peça. “A presença do modelo nas semanas de moda, fez aumentar o desejo de consumo de muitas pessoas”, explica Camile. Depois disso, era possível ver o sapato nos pés de celebridades e adaptado para diferentes ocasiões e estilos.


Crocs em diferentes estilos e ocasiões (Foto/Reprodução)


Para deixar o tamanco “mais sério”, Camile indica cores sóbrias, como preto, branco e off-white. Ao combinar com peças formais em couro ou alfaiataria, o Crocs pode ser uma ótima opção de look high-low para um cinema ou um barzinho à noite. Mas não são todos os lugares que combinam com o sapato. “Eu recomendo deixá-lo para os momentos de lazer e pensar em opções mais adequadas para ambientes profissionais”, finaliza a consultora. E aí, dá para arriscar?

Sobre a Camile Stefano

Pós-graduada pela Universidade Belas Artes (SP), a consultora de imagem paulistana é especialista em visagismo, coloração, etiqueta e perfumaria. Possui mais de seis anos de experiência na área e, hoje, ministra palestras, cursos e workshops direcionados para imagem pessoal e corporativa. Em sua trajetória, Camile auxilia mulheres na busca pelo autoconhecimento e na melhoria da autoestima, compartilhando seu conhecimento no Instagram, em perfil com mais de 40 mil seguidores.

Foto Destaque:  Reprodução

Deixe um comentário

Deixe um comentário