Corpos mais expostos nos desfiles – entenda mais dessa polêmica

Beatriz Mattos Por Beatriz Mattos
3 min de leitura

Apesar de polêmicas e reclamações envolvendo as novas tendências de moda, a ideia delas não é transmitir sedução, e sim uma luta pelo direito das mulheres.

Diversas marcas esse ano apareceram nas passarelas com coleções voltadas para a transparência, microtops, grandes recortes e comprimentos mais curtos. Miu Miu, Fendi, Bottega Veneta e Gucci são algumas grifes que deram o que falar nesse aspecto. A Gucci, por exemplo, na coleção de Cruise 2023, levou diversas modelos seminuas e só de calcinha para as passarelas, já que algumas de suas roupas eram quase todas transparentes. Michele, a estilista da marca, diz que isso é “um hino à liberdade”, e que seu objetivo é apoiar a equidade de gêneros e os direitos femininos. 


Gucci inverno 2023 ; Bottega Veneta inverno 2022/23 ; Bold Strap verão 2022/23 — Foto: Imax Tree


Com uma sociedade com muitos pensamentos machistas, é comum ver comentários sexualizando os trajes que deixam a pele de fora, ou até incomodados com a situação, a comparando com banalização ou crime. Manchetes também não ficam de fora, “desfile sexy”, “roupas sensuais” são os tipos de notícias que objetificam o corpo feminino.

Apesar dessa forma de protesto ter sido mais forte esse ano, não é de hoje que as passarelas aparecem com os seios de fora nos desfiles. E desde sempre, as marcas não querem deixá-las vulgares, e sim livre. Essas tendências tem o objetivo de trazer consigo o empoderamento da mulher e o direito de liberdade para se sentir segura com o que cada uma quiser usar, sem ser sexualizada ou se sentir desconfortável.


Rejina Pyo (Foto: ImaxTree)


Uma outra questão que pode ser interligada à essa tendência é a mudança da nossa relação com o nosso corpo, e a relação dos diferentes tipos de corpos com as mídias. De uns tempos para cá, a mídia abriu mais espaço para corpos diversos e fora do que eles consideram padrão. Isso acaba influenciando em como as mulheres se sentem com elas mesmas, as deixando mais empoderadas e a vontade para exibir sua beleza. 

 

Foto da capa:Milão Fashion Week 2022 / Reprodução: Imax Tree

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile