Do interior da Bahia para o mundo: Conheça o modelo de origem Pataxó Noah Alef

Carolina Loureiro Por Carolina Loureiro
3 min de leitura

Em homenagem ao Dia do índio, comemorado na última terça (19), trouxemos a história inspiradora do jovem Noah Alef que está conquistando a indústria internacional da moda.



(Reprodução: Foto/Instagram).


O indígena, nascido no interior da Bahia, é a nova aposta brasileira das grifes estrangeiras. Ele acaba de viajar para Europa, onde firmou contrato com agências de moda no Reino Unido, Espanha, Itália e Alemanha.

Com 22 anos e 1.85 de altura, o jovem estreia no mercado internacional, mas conta com um currículo poderoso. Desde revistas de moda, às passarelas, chegando até a aparecer na TV, o baiano desfilou na São Paulo Fashion Week representando marcas brasileiras como Isaac Silva, Handred, João Pimenta, Ponto Firme, ÀLG e Misci, já foi rosto de editoriais para revistas e fez uma participação em um dos desfiles exibidos na telenovela da Globo, Verdades Secretas 2.

“Tenho vivido um momento muito especial. A moda vem buscando representatividade e pessoas de diferentes perfis e raças e isso é muito importante! Me sinto muito feliz por conseguir ocupar este espaço, que eu não imaginava ocupar por ser indígena e pelo preconceito que a gente sofre na sociedade.” , pontua o modelo.



(Reprodução: Foto/Instagram).


E se engana quem pensa que ele está ingressando agora no mundo profissional. Antes de seguir a carreira de modelo, o jovem já trabalhou como empacotador e ajudante de pintor, que tiveram grande importância para Noah. “Foram trabalhos que me ajudaram a evoluir e que me permitiram valorizar ainda mais tudo o que tenho conquistado”, afirma.

Orgulhoso de sua origem, o indígena faz questão de levantar a bandeira das lutas de seu povo e promete usar sua influência para isso. “Os problemas que nós, indígenas, enfrentamos, são muito diversos. Há a questão territorial, de saúde, de educação… Temos comunidades com estrutura escassa, pouco acesso à saúde de qualidade, é tudo muito defasado. Sofremos também com a questão da invasão das terras, geralmente por garimpeiros de atuação ilegal, que expulsam e ameaçam nosso povo.”, explica. Meu foco é poder dar visibilidade ao meu povo através da moda, chamando atenção para os problemas que enfrentamos.”, finaliza o pataxó.

 

Foto destaque: Noah Alef. Reprodução/Instagram.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile