Empresas não bateram suas metas de vendas segundo a pesquisa. Por um ano marcado por desafios e por uma economia instável, empresas lutam para alcançar o patamar de vendas. Segundo levantamento da RD Station, resultado é 11% pior do que no ano anterior. WhatsApp se tornou a principal ferramenta de vendedores e uma aliada para negócios e relações entre clientes também e a pesquisa ouviu diferentes empresas de diversas categorias.
“A relação entre ter processos claros e um bom desempenho é quase unanimidade entre os participantes da pesquisa, em que 93% das empresas respondentes concordam que bons resultados dependem destes fatores. Entretanto, as análises mostram que ainda há um caminho a ser percorrido para termos resultados na prática: apenas 34% das empresas disseram ter um processo previsível, escalável e sustentável, e 29% não têm nenhuma frequência de acompanhamento de resultados definidos”, diz Erika Tornice, VP de Revenue da RD Station. Aliás o WhatsApp é uma ferramenta prática que ajuda muitas empresas na captação de clientes e vendas principalmente e como outras redes também como telefone, email e videoconferência, ou seja, existem varias formas de comunicação para as empresas e suas demandas comerciais nos dias de hoje.
Sete em cada dez empresas não atingiram metas de vendas em 2022 (Foto: Reprodução/GettyImages)
Mesmo com uma leve melhoria, mais da metade (51%) das empresas ainda não usam as ferramentas de CRM para fazer a gestão da equipe de vendas. No ano passado eram 54%. O principal motivo apontado seria a falta de recursos financeiros em comparação as agências de publicidade e propaganda, o índice de uso do CRM é de 58%, mas apenas 32% possuem alguém ou um time dedicado à análise de dados e só 5% têm capacitação para a equipe de vendas. E as empresas ainda se destacam muito principalmente em seguintes tópicos como análise de dados, aprendizado dos profissionais e segmentos de educação e consultorias.
Foto Destaque: Empresas com a uniao de ferramentas conseguem aumento de vendas. Reprodução/docusign.