Estamos vivendo a era dos ugly shoes. Essa tendência é parte de uma estética que se distancia da realidade, e esse estilo é carregado de humor, ironia e também chama a atenção por serem ‘feios’. Esses calçados são itens de moda que sempre chamam a atenção.
Um dos destaques desse estilo extravagante é a influenciadora digital e entusiasta de beleza, Malu Borges, seus vídeos de “get ready with me” já alcançaram milhares de visualizações. Malu, é uma das grandes adeptas do fenômeno ugly shoes. Recentemente a modelo participou do desfile de Angela Brito no SPFW N56 usando um salto amarelo com um detalhe de folhagem e flores.
Influenciadora Malu Borges posando em Paris. (Foto: reprodução/Instagram/maluborgesm)
Rompendo as barreiras da moda
Também é preciso levar em conta que em um momento onde as tendências são globais e exageradamente efêmeras, a autenticidade se tornou característica mais escassa e valiosa, comprar produtos com personalidade, que fogem da neutralidade é uma bela maneira de comunicar seu estilo pessoal e celebrar sua individualidade.
Os ugly shoes e sua irreverência surgem como um antídoto para a aparência excessivamente certinha, comum e prescrita. Mesmo que diretamente não haja identificação com o estilo ou o desejo de adquirir a peça, os sapatos feios são necessários em nossa sociedade, pois questionam a noção do que é considerado beleza, ampliam os padrões estéticos e abrem espaço para diferentes perspectivas. Eles se destacam como uma maneira divertida de adicionar emoção e leveza aos looks, além de servirem como divertidos lembretes de que a não a moda, não precisa ser levada tão a sério.
A autonomia da moda
A moda é um meio pelo qual muitos se expressam e têm autonomia em um período e local específicos, abrangendo roupas, calçados, estilo de vida, acessórios, maquiagem, penteado e postura corporal. Moda também pode indicar as últimas tendências, mas frequentemente faz referência a estilos de uma época passada, resultando no ressurgimento de modas de um tempo diferente.
Foto Destaque: diferentes tipos de ugly shoes (Reprodução/Pinterest/jornalempauta)