Neste domingo (1°), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tomou posse para seu terceiro mandato no cargo de presidente. No entanto, os holofotes não estavam virados somente para Lula, uma vez que a primeira-dama Rosângela Silva, mais conhecida como Janja, foi considerada um espetáculo à parte durante a cerimônia de posse do marido.
Figura importante na eleição do petista, a paranaense escolheu um look que foge do tradicional vestido de primeira-dama, além de valorizar a moda nacional, Janja apareceu sem os óculos que costuma usar, trazendo um tom de elegância. O figurino, trata-se de um conjunto de blazer no tom pastel e calça crepe de seda, assinado por Helô Rocha, a mesma estilista que fez o vestido de casamento da socióloga, em maio de 2022.
Look utilizado por Janja. (Foto: Reprodução/ Vogue)
Conforme dados divulgados pela revista Vogue, os detalhes do traje foram feitos pelas bordadeiras de Timbaúba, cidade potiguar a quase 300 quilômetros de Natal, e possuem tingimento natural. Além disso, o conjunto conta com um significado que remete a luta feminista, tendo em vista que o blazer branco é utilizado há anos por personalidades renomadas, como Hillary Clinton e Kamala Harris, vice-presidente do Estados Unidos.
Em entrevista à Vogue, a primeira-dama deixou claro sua intenção de usar um look que tivesse um significado importante. “Queria vestir algo que tivesse simbolismo para o Brasil, para os estilistas, para as cooperativas e para as mulheres brasileiras”, disse Janja.
Projeto do look utilizado por Janja. (Foto: Reprodução/ Vogue)
A consultora de moda Manu Carvalho analisou, para o jornal “Veja”, a roupa usada por Janja nesse dia histórico. “Ela entregou o que já vinha prometendo: valorizar a moda brasileira, o trabalho regional. Um lindo mix de costume tingido naturalmente, com caju e ruibarbo, com bordados em palha brasileira por bordadeiras. Também chama atenção ela estar de terno de seda e não de vestido – Janja já deixou claro em entrevistas que seria uma primeira dama ativa, em trabalho e opinião, e acredito que o terno reafirma essa postura. Político e elegante”, disse a stylist.
Manu também deixou claro que o penteado escolhido por Janja chama a atenção: “Uma imagem mais de trabalho do que de festa – mais cara de manga arregaçada”, disse ela. Além disso, a consultora de moda resumiu a escolha da primeira-dama como inovadora. “Ela ousou e saiu do comum, fez jus ao que quer imprimir como primeira dama”.
Foto destaque: Lula e Janja. Reprodução: G1