Escolha sábia para dias frios: veja a diferença entre bota e coturno

Jenyfer Oliveira Por Jenyfer Oliveira
4 min de leitura

Ao adquirir roupas, acessórios e calçados é necessário ter bastante calma para analisar o que vai combinar bem no guarda-roupa e o que será utilitário e duradouro. Nesses momentos, também é bom escolher peças ou calçados que pode ser usadas em qualquer estação do ano.
Dois calçados que combinam em qualquer momento do ano, mas principalmente com a época de outono-inverno são as botas e coturnos. Isso mesmo, são modelos diferentes e hoje vamos saber a importância de ambos.


Look com bota de salto fino (Reprodução/Getty Images)


A primeira diferença entre boa e coturno é possível visualizar através do solado, do formato do modelo, do salto e material.
Outros detalhes que fazem a bota ser diferente do coturno, também está na altura do cano e na modelagem por inteiro. Por conta dessas variedades que existem modelos como galochas, botas cowboy, botas overknee, botas com salto fino.

Origem do coturno

No início, o coturno não era considerado como um artigo de moda e sim como algo utilitário, pois era utilizado principalmente por soldados, cavaleiros e caçadores. Não só o modo de usar era diferente, mas o modelo também.

A origem da palavra coturno vem do latim cuthurnus, que era semelhante a uma sandália em um estilo mais grosso na sola e com cordas amarradas até os joelhos.
Foi entre a década de 1970 a 1980 que o coturno se tornou um calçado representativo na moda punk e gótica.


Look com coturno (Reprodução/Getty Images)


Agora vamos ver as diferenças entre os dois calçados.

Solado


Look com coturno (Reprodução/Getty Images)


No coturno o solado costuma ser feito com um material mas grosso, fazendo com que a sola seja mais alta para dar resistência para quem usa. Já a bota costuma ter o solado mais fino e leve.

Solado tratorado – diferenças entre a bota e o coturno


Look com bota (Reprodução/Getty Images)


Mesmo sendo tratorado, no coturno a sola ainda sim é mais grossa e na bota mais fina e é isso que diferencia os modelos.

Ponta do calçado


Look com coturno (Reprodução/Instagram)


No passado, o coturno era feito com a ponta reforçada com um revestimento de metal. Atualmente os coturnos de uso comum, não costumam ter o mesmo material, mas ainda sim tem a ponta mais resistente contra impactos.

Material do fecho


Look com bota (Reprodução/Instagram)


Quando o calçado possui zíper, velcro ou laço no fecho, é uma bota. Já o coturno sempre tem cadarços para deixar mais justo aos pés e garantir a firmeza durante a pisada.

Material do calçado


Look com bota (Reprodução/Instagram)


Geralmente a bota é feita com um material mais grosseiro para garantir a durabilidade, já o coturno é feito em materiais variados, como couro, lona, silicone ou tecido.

Como usar a bota ou o coturno
O coturno combina tanto com peças curtas, como saias e vestidos, tanto com calças. Esse calçado é muito utilizado em festivais, combinado com meia longa ou meia-calça.
Dependendo do tecido e comprimento da peça, é possível montar um look casual ou formal com o coturno, ainda mais se for usado em cores clássicas.
A bota segue uma linha semelhante, mas diferente do coturno, as botas de cano longo podem ser usadas para cobrir as pernas quando for combinada com vestidos ou até mesmo, com modelos de calças mais justas ou de tecido leve.

 

Foto destaque: Looks com coturno e bota. Reprodução/Getty Images

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile