Não há dúvidas que Inteligência Artificial (IA) com certeza é um dos assuntos do momento. Enquanto algumas pessoas se aventuram usando o Chat GPT, o universo da moda está aproveitando o momento para ver como o papa Francisco ficaria vestindo um casaco puffer branco, como o designer Pablo Xavier fez, ou para criar uma coleção usando o Midjourney como fez a escritora Anna Battista.
A escritora e jornalista freelancer compartilhou a coleção criada em IA no próprio blog Irenebrination. As peças são de estilo casual e esportivo, tendo inspiração no período renascentistas no desenvolvimento das estampas e modelagens.
{slide}
Anna disse na publicação que começou a experimentar o Midjourney desde o final do ano passado, mas foi em janeiro quando passou a se dedicar mais ao programa. Logo, começou a criação das peças. Durante o período experimental, foi lançada a quinta versão do programa com resultados mais precisos.
A jornalista relatou algumas das dificuldades no processo de geração das imagens. Entre as atualizações da plataforma, as fotografias, segundo Anna, apresentavam distorções nos rostos e cortavam as mãos das modelos. “Entretanto, os resultados que podem ser alcançados com a versão mais recente (v 5) do Midjourney são alucinantes”, comemorou. Misturar as estampas com as modelos humanas que deveriam estar usando as peças também foi outra dificuldade.
Anna também fez uma reflexão sobre o uso de IA na criação das coleções. “A IA ajudará as marcas a economizarem dinheiro e tempo em sessões de fotos e anúncios de produtos, ou gerará uma quantidade incrível de coleções plagiadas?”. Também abordando a criação dos estilistas, ela se perguntou se as marcas irão passar a contratar funcionários para utilizar o programa ou se investirão em estúdios especializados em IA. “Bem, o sistema atualmente é treinado para criar imagens muito polidas e é perfeitamente capaz de gerar fotos de uma coleção de moda fictícia”.
Além de ser o nome por trás no blog Irenebrination, que contém matérias sobre moda, arte, direito e tecnologia, Anna já contribuiu e colaborou com a Dazed, The Guardian, Vogue Rússia, Vogue Itália e Interview Magazine Rússia.
Foto Destaque: Coleção criada pela escritora Anna Battista. (Reprodução/Irenebrination)