Exposição de Met em Nova York valoriza legado feminino na moda

Alice Accioly Por Alice Accioly
3 min de leitura

O Metropolitan Museum de Nova York (Met) inaugurou uma exposição que celebra o legado feminino no mundo da moda. A mostra conta, a partir de 80 peças, a história de 70 criadoras que mudaram e mudam a moda feminina desde o século XX até hoje. 

Sobre a exposição

A exposição se chama “Mulheres que vestem mulheres” (“Women Dressing Women”), e tem o objetivo de tirar das sombras mulheres que produziram roupas importantes para a história da moda mas que não obtiveram o devido reconhecimento. 

O Costume Institute, departamento de moda do Metropolitan Museum de Nova York, expõe a forma como as mulheres são vestidas do século XX até a atualidade. A mostra de arte divulga o trabalho de 70 estilistas que ficaram na sombra de homens que comandavam o mundo da moda. Além disso, a exposição conta com mensagens de vários designers, como Gabriela Hearst e Hillary Taymour.

A curadora associdade do Constume Institute, Melissa Huber, explica que o propósito da exibição de “Mulheres que vestem mulheres” é explicitar a diversidade das mulheres estilistas que sempre atuaram na moda. “O principal objetivo é celebrar e demonstrar a incrível variedade e diversidade de mulheres designers que estiveram presentes ao longo da história e que deram contribuições tão significativas à moda. Nosso objetivo é dissipar os estereótipos de que as mulheres são mais práticas que os homens, ou que todas elas desenham pensando em si mesmas“, afirma Melissa.

Peças da exposição

O vestido de musselina, feito pela pioneira designer afro-americana Ann Lowe, foi desprezado pelo mundo da moda na época que foi lançado. A estilista já estava um pouco nos holofotes desde que havia desenhado o vestido de noiva de Jackie Kennedy em 1953, mas seu vestido de musselina com rosas de seda e tafetá intricado foi completamente ignorado. Agora o exemplar pode ser revisitado na exposição que ocorre até o dia 3 de março de 2024.


Vestido de musselina com rosas de seda desenhado por Ann Lowe. (Foto: reprodução/ Winter thur)


Para a exposição ser montada, o Costume Institute pesquisou as roupas em um acervo de 33 mil peças de sete séculos diferentes. Com um longa curadoria, figurinos produzidos por Elsa Schiaparelli, Nina Ricci e Vivienne Westwood podem ser observados de perto na mostra do Met.

Foto destaque: hall com vestuários antigos desenhados por mulheres estilistas (Reprodução/ AFP/ Fashion Network)

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile