Exposição relembra os principais acontecimentos do ano de 1997 no mundo da moda

Yasmin Martins Por Yasmin Martins
3 min de leitura

A exposição “1997 – Fashion Big Bang”, no museu Palais Galliera, em Paris, cria uma sensação de nostalgia nos seus visitantes. Isso se deve à apresentação de acontecimentos importantes voltados ao mundo da moda e na sociedade naquele ano, além de se referir a ele como um ponto de entrada para uma nova era.

Marcos emblemáticos como corpos deformados da Comme de Garçons, a redefinição dos cânones da beleza masculina por Raf Simons e roupas conceituais de Martin Margiela se destacaram na época. Além disso, um evento que teve esse ano como um verdadeiro divisor de águas foi o heroin chic, uma estética que começou entre as modelos e perdurou durante anos. Entretanto, este “visual” é bem problemático, já que incentiva um padrão de magreza extrema e apresenta uma glamourização do uso de drogas, principalmente a heroína. 


Exposição 1997 – Fashion Big Bang. (Reprodução/Gautier Deblonde)


Apesar dessa problemática, um fenômeno de extrema relevância que começava a ganhar mais força na época era a globalização. Diretores artísticos novos como Stella McCartney, Hedi Slimane, Nicolas Ghesquiere e Olivier Theyskens começaram a se destacar no meio. Já na alta-costura, nomes que hoje são muito conhecidos, na época, estavam começando no mercado, como Alexander McQueen na Givenchy e John Galliano na Dior. 

Para apresentar tudo isso, a exposição reúne por volta de 50 looks, e também filmes e documentos. A cronologia está dividida em quatro seções: Desfiles prêt-à-porter para o verão de 1997, as coleções de alta-costura para o verão de 15 marcas diferentes, a temporada de inverno da alta-costura e os figurinos do balé Scenario, com as silhuetas deformadas da coleção primavera-verão de Rei Kawakubo.


Cenografia da exposição. (Reprodução/Gautier Deblonde)


Ao longo do evento, diferentes coleções são relembradas, designers renomados são exaltados pelas suas criações e tendências da época são discutidas. Essas trends vão desde a primeira aparição da bolsa Baguette – desenhada por Silvia Venturini Fendi – até debates sobre padrões de beleza e procedimentos estéticos. Acontecimentos marcantes de 1997 na história da moda, também são recordados: a inauguração da concept store Colette, em Paris, e a morte trágica do estilista Gianni Versace.   

A mostra “1997 – Fashion Big Bang” acontece até o dia 16 de julho no museu Palais Galliera, em Paris, França.

Foto destaque: Itens expostos no evento. Reprodução/Gautier Deblonde

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile