Em produções audiovisuais, um elemento bastante importante para a construção de uma narrativa convincente e forte é o poder da caracterização de seus personagens. Em “Priscilla”, novo longa independente da cineasta Sofia Coppola, este aspecto torna-se ainda mais primordial, tendo em vista ao retratar uma história verídica.
Desta maneira, a hair designer contratada para o processo de filmagem, Cliona Furey, fez questão de pesquisar e estudar as melhores possibilidades de cabelos e penteados para a preparação da atriz Cailee Spaeny. Cailee incorpora na frente das câmeras Priscilla Presley, esposa do emblemático astro Elvis Presley.
Sobre a preparação do cabelo de Cailee
Em entrevista para o veículo Allure, Cliona explica sua sensibilidade e cuidado na caracterização de Cailee, uma vez que este novo longa apresenta lados do casal não compartilhados pela mídia. Adjacente a esta escolha de roteiro, a profissional ainda teve o desafio de auxiliar na figuração de uma mulher na jornada dos seus 14, idade que Priscilla se casou com Elvis, até os 27 – tudo isto pela interpretação de uma única atriz.
“Eu estava tentando mostrar [com o cabelo ao longo do filme] que ela é [primeiro] uma jovem inocente – ela mesma. Então vemos sua transição para longe de si mesma e depois de volta para si mesma [depois que ela deixa o marido]. Ela voltou ao natural novamente”. explica Furey. Com isso, Spaeny usou sete perucas – cinco durante a gravação do filme e duas para as fotografias de divulgação.
Cliona ainda ressaltou que as selecionadas foram retiradas de sua própria coleção pessoal feita à mão. “Eu tenho perucas feitas à mão muito legais [que enviei] para Stacey [Butterworth, a fabricante de perucas] e ela colocou novos topos e frentes em todas elas em cerca de três semanas. Então ajustei a cor.” disse a profissional. Ao todo, foram gastos mais de R$200 mil reais com os cabelos.
Detalhes sobre o filme
“Priscilla” detalhará momentos do relacionamento turbulento e controverso de Priscilla e Elvis. Além de Cailee, o ator Jacob Elordi dá a vida à sensação do rock, que foi interpretado ano passado por Austin Butler em um filme autointitulado.
Fotos promocionais do longa “Priscilla”, dirigido pela cineasta Sofia Coppola (Foto: reprodução/Sabrina Lantos/A24/CNN)
Coppola tem uma reputação de qualidade quando o assunto é produções com grandes caracterizações como, por exemplo, “Maria Antonieta” de 2006. Sendo assim, o longa está com uma alta expectativa e chega nas telonas dos cinemas brasileiros no dia 26 de outubro.
Foto Destaque: atriz Cailee Spaeny caracterizada de Priscilla Presley para o novo filme de Sofia Coppola (Reprodução/Sabrina Lantos/A24/terra.com)