Inventora da calça jeans, a marca Levi”s completa 50 anos no Brasil

Maria Júlia Freitas Por Maria Júlia Freitas
4 min de leitura

As calças jeans são uma peça completamente versátil e presente nos guarda-roupas de qualquer pessoa. Belas combinações desde o básico até looks mais elegantes, são possíveis de realizar usando a peça. A Levi’s foi a marca criadora do jeans, que patenteou o modelo tradicional em 1873. A  etiqueta completa 50 anos no Brasil. 

A marca norte-americana foi fundada em 1853 por Levi Strauss, ele se mudou para a cidade de São Francisco no mesmo ano para abrir uma mercearia. No local, era vendido roupas, botas e outros produtos para pequenas lojas varejistas da época no oeste americano. 

Tempos depois, em 1872, o alfaiate Jacob Davis, de Nevada, Estados Unidos, mudou para se juntar com Strauss. Segundo conta a marca, ele “juntou-se a Levi Strauss para criar e patentear vestuário de trabalho reforçado com rebites feito de brim de algodão castanho e ganga azul.” Os dois começaram a confeccionar itens em denim true blue. 

Somente em 1873 que a marca conseguiu, de fato, oficializar a incrível criação, através do Escritório de Marcas e Patentes dos EUA. De início, o jeans recebeu a intitulação de “XX” e, em 1880, recebeu o número de lote 501, bem como é conhecido atualmente. A logo da Levi’s foi batizada de Two Horses (Dois Cavalos), surgiu somente no ano de 1886 e permanece a mesma desde então. 

A Levi’s começou a ficar mais conhecida internacionalmente em meados do ano de 1965, onde os negócios começaram a se expandir pós-guerra na Europa e na Ásia. No Brasil, a marca chegou em 2 de Junho de 1972.  

Segundo Regina Sernagiotto, gerente de marketing da Levi’s no Brasil, a label iniciou com o canal de multimarcas para todo o país, em um escritório localizado na Vila Leopoldina, em São Paulo. 

Em entrevista para o site Metrópoles, Regina conta que “em 1978, a marca deu início à sua atividade fabril. Era uma grande estrutura, composta por todos os departamentos necessários para a operação da marca localmente. A fábrica encerrou sua operação em 1999, pois a Levi’s determinou a unificação da produção de todo sortimento global, ou seja, fábricas para atender a Levi’s globalmente e não localmente.” 

A primeira loja da marca no Brasil foi dentro do Morumbi Shopping, no ano de 2006 e permanece até hoje. Atualmente, a Levi’s possui 77 lojas espalhadas por todo o país.


Etiqueta da marca Levi’s (Foto: Reprodução/Pinterest)


Além do sucesso que a marca faz com as lojas, o público brasileiro da Levi’s também registra uma das mais fortes presenças nas redes sociais da empresa no quesito engajamento. “No TikTok, estamos empatados junto com Espanha e Itália e abaixo apenas dos Estados Unidos e México em número de seguidores e visualizações dessa rede social”, conta Sernagiotto. 

Criado há mais de 100 anos, os jeans da Levi’s permanecem sempre modernos de acordo com a época, sempre recebendo cortes e lavagens que estão completamente em alta naquele momento, fazendo com que a marca permaneça continuamente em uma das preferidas por todo o mundo. 

Junto da sua excelente qualidade, internacionalmente a marca possui diversos artistas que são consumidores dos seus produtos. Nessa lista entram nomes como Jaden Smith, Emma Chamberlain e Hailey Bieber. 

Atualmente, o presidente-executivo da Levis é Chip Bergh. A empresa segue tendo um faturamento em vendas acima de US$ 5 bilhões e visam triplicar esse valor até o ano de 2027.  

 

Foto destaque: Fotografia na porta da fábrica. Reprodução/Metrópoles

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