Existe a teoria de que “quanto maior o salto pior a economia”, em que o sapato fica mais alto em tempos de crise. Percebemos isso com o sucesso das plataformas no pós pandemia. Agora, qual teoria se pode criar para os saltos mais ornamentados?
Atualmente temos notado que peças básicas têm voltado ao centro das atenções mas sob uma lente surrealista que as redefine. Um dos principais designers responsáveis por essa volta de itens essenciais redefinidos é o designer irlandês Jonathan Anderson, que possui uma mente criativa com o caráter de agitação cultural marcada pelo lúdico, sem se prender aos moldes sociais, como se incorporasse um olhar infantil.
Além de uma marca homônima, Anderson tornou-se, em 2013, o diretor criativo da marca de luxo Loewe, famosa pelos seus produtos em couro. Desde então, o designer tem operado uma espécie de revolução na grife espanhola, como é observável principalmente nos sapatos do desfile de Verão 2022. Na coleção ele trabalha a ironia e a bizarrice de objetos randômicos como ovos quebrados, esmaltes e sabonetes nos saltos tradicionais de tiras, transitando entre a realidade e a fantasia, o que promoveu uma recepção potente e chocante acerca do fora do comum.
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Os saltos cada vez mais adornados fazem referência ao movimento artístico Surrealista, que possui influência da aleatoriedade do dadaísmo, promove um antirracionalismo e a transcendência do objetivo e do subjetivo, indo além do real. Essa mistura do surrealismo com estilos superesportivos, da cultura pop com a arte contemporânea, é o retrato de como os jovens têm se vestido na era do TikTok.
A disseminação dos modernos saltos exóticos no TikTok ficou por conta da dona dos looks mais inusitados e fora da caixinha que a trend do Get Ready With Me possui: Malu Borges. A blogueira adquiriu recentemente o sapato da de sabão da SS2022 da Loewe e bombou nas visualizações.
Supõe-se que o potencial dessa tendência tenha surgido com a icônica criação do atual diretor criativo da Saint Laurent, Anthony Vaccarello, o salto Opyum, lançado em sua estreia na marca em 2017. O sapato se tornou um item de desejo imediato visto que, a marca já não se chamava mais Yves Saint Laurent desde a direção de Hedi Slimane e o clássico salto agulha possuía as iniciais YSL.O produto é hoje um dos mais vendidos da empresa.
Salto Opyum, Saint Laurent. (Foto: Reprodução/Pinterest)
E aí, está a fim de aderir essa nova tendência? Algumas marcas brasileiras já abasteceram o seu estoque, nomes como Schutz e Amaro estão oferecendo saltos ornamentados e do jeitinho que a gente gosta, BBB (bom, bonito e barato).
Foto destaque: Reprodução/VogueRunaway.