Jeans circulares: marcas reestruturam 1,5 milhão de peças jeans com menor impacto a natureza

Isabela Monteiro Por Isabela Monteiro
3 min de leitura

O Projeto Redesign de Jeans, lançado em 2019, foi uma iniciativa em colaboração com a Fundação Ellen MacArthur, uma organização sem fins lucrativos sediada no Reino Unido que advoga a transição para uma economia circular na indústria da moda. O projeto teve como objetivo promover a sustentabilidade e os princípios da economia circular na produção de denim, utilizado para fazer jeans.


Pilha de calças-jeans (Foto: Divulgação/Urbô).


Problemáticas que o Redesign tenta combater

A indústria da moda, especialmente a produção de jeans, é notoriamente prejudicial ao meio ambiente e ao aspecto social. O processo intensivo em recursos e produtos químicos nocivos resulta em poluição da água, desperdício excessivo e exploração da mão de obra em algumas regiões.

O Projeto Redesign de Calças Jeans, para enfrentar esses problemas, reuniu diversas partes interessadas, incluindo marcas, fabricantes e organizações não governamentais, para desenvolver uma abordagem mais sustentável na produção de jeans. O projeto estabeleceu diretrizes e padrões com base em quatro princípios fundamentais:

Responsabilidade ambiental: Reduzir o consumo de água e a poluição ao longo do processo de fabricação, com foco em práticas responsáveis de tingimento e acabamento.

Durabilidade: Produzir calças jeans com materiais de excelente qualidade e técnicas de fabricação que garantam maior resistência e durabilidade, promovendo o uso prolongado das peças.

Saúde dos materiais: Eliminar o uso de produtos químicos prejudiciais no processo de produção, buscando proteger tanto o meio ambiente quanto os trabalhadores envolvidos.

Impacto social: Priorizar práticas de trabalho justas e trabalhar para melhorar as condições de trabalho em toda a cadeia de suprimentos de jeans.


Peça Jeans em equilíbrio com a natureza. (Foto: Reprodução/BDA).


Resultados do projeto

O Projeto Redesign de Calças Jeans buscou promover uma mudança positiva na indústria da moda, encorajando a adoção de práticas mais sustentáveis e alinhadas aos princípios da economia circular, em que os produtos são projetados para serem reutilizados, reparados e reciclados, reduzindo o desperdício e o impacto ambiental.

O relatório de encerramento do projeto revelou dados e obstáculos que requerem abordagens para uma utilização mais eficaz das estratégias sustentáveis.

No essencial, mais de um terço dos participantes adotaram os princípios do design circular, estendendo-os para outras peças de vestuário, tais como casacos, blusas, bolsas e chapéus, além do jeans. Adicionalmente, as marcas reestruturaram 1,5 milhão de pares de jeans.

Foto destaque: Coleção de Primark, uma das marcas participantes do projeto ‘The Jeans Redesign’. Reprodução/Primark.

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