O grupo Arezzo & Co anunciou a aquisição da Vicenza. A marca de sapatos faturou R$80 milhões em 2022 e está presente em mais de 700 multimarca, sendo uma das maiores marcas independentes de calçados femininos no Brasil.
Desde o follow-on que obteve R$833 milhões em fevereiro, a Arezzo & Co não fez nenhuma aquisição até então. A transação pela Vicenza foi de R$173 milhões — 40% do valor pago foi em ações do grupo —, sendo a primeira vez que o grupo adquire uma marca de sapatos ativa.
Rafaela Furlanetto, da Vicenza, e Alexandre Birman, do grupo Arezzo & Co. (Foto: Reprodução/Divulgação)
Fundada há 30 anos, a marca gaúcha de Igrejinha, no Vale dos Sinos — importante polo dos calçadistas brasileiros —, produzia inicialmente sapatos para outras marcas. Apenas há uma década que a Vicenza foi lançada como marca própria, pela filha do fundador Ariovaldo Furlanetto, Rafaela Furlanetto. A marca segue as tendências do momento nas criações para o público feminino A e B. Como parte da produção é voltada à exportação, os produtos, cujos valores variam de R$ 109 (flat de borracha) a R$ 1.270 (bota de couro), podem ser encontrados também em países como Itália, França, Portugal, Rússia, Costa Rica, Porto Rico, Bolívia, Equador, Estados Unidos e Líbano.
Rafaela disse que sente um orgulho enorme da trajetória que construíram na Vicenza ao lado dos 200 colaboradores e milhares de consumidoras. “Fazer parte da Arezzo & Co é a melhor forma de aumentar nosso impacto ao mesmo tempo em que mantemos nosso legado”. Há a possibilidade do grupo fazer um e-commerce mais robusto, dez lojas próprias em pontos com a rua Oscar Freire, em São Paulo, pontos de venda em outras multimarcas que já trabalharam com a Arezzo & Co e novas linhas de produtos.
Alexandre Birman, CEO da Arezzo & Co comentou que fica entusiasmado com a entrada de Rafaela no grupo e com as inúmeras oportunidades de crescimento que a Vicenza terá. “Assim como eu, a Rafaela nasceu e cresceu dentro da fábrica, e sapato está no DNA das nossas famílias”. A estratégia, entre as aquisições, é manter o fundador como diretor criativo e o grupo Arezzo fornecer a logística de distribuição até a estratégia digital.
Começaram, em outubro de 2020, as aquisições da Arezzo & Co com a incorporação do grupo Reserva (Reserva, Reserva Mini, Oficina, Reserva Ink e Reserva Go). Além desse, também fazem parte do grupo Arezzo as marcas Arezzo, Schutz, Anacapri, Alexandre Birman, Fiever, Alme, Vans, Carol Bassi, My Shoes, Baw Clothing e o brechó Troc
Foto destaque: Alexandre Birman, CEO do grupo Arezzo & Co, e Rafaela Furlanetto, da Vicenza. Reprodução/Divulgação.