INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Moda

Maria Antonieta: rainha que influenciava a moda na França

A última rainha da França, conhecida como Maria Antonieta, nasceu em 2 de novembro de 1755, e ficou conhecida por seus looks diferenciados na corte. Após ser condenada à morte por traição e ser guilhotinada, a rainha permanece sendo objeto de estudo, pois os desenhos em quadros indicam um apreço de Maria com a moda e de como ela se expressava através do vestuário. Muitas das escolhas de Antonieta surpreendiam a sociedade que acompanhava o rei e a rainha.

Apesar de ser rainha da França, Maria Antonieta era austríaca, e por muitos anos no reinado do marido Rei Luís XVI, a monarca foi odiada pela corte e pelo povo que a acusava de promiscuidade e de influenciar o rei a favor do interesse do país natal. Muitos pesquisadores acreditam que Maria teria sido o estopim para o inicio da Revolução Francesa, que acabou com a monarquia na França.

Rainha na moda

Carolina Weber, que assina o livro “Rainha da Moda”, afirma que a moda utilizada pela rainha influenciava os nobres. “A rainha mudava constantemente sua aparência. Ia dos penteados extravagantes aos rústicos camisetes que usava em seu retiro particular, passando pelas andrógenas silhuetas masculinas de montaria. Ela se reinventava constantemente. Uma maneira de manter o público curioso sobre sua próxima faceta”, disse Carolina em entrevista para a Glamour.

Maria Antonieta já surpreendia os nobres e o povo da França desde nova. Aos 19 anos, quando Luís XVI foi coroado rei, a nova rainha virou atração do palácio devido ao vestuário escolhido pela monarca: um vestido bordado, cheio de safiras, e um penteado que formava uma pirâmide levou a imperatriz Maria Teresa afirmar que o quadro pintado de Maria Antonieta não representava uma rainha da França, mas uma atriz.


Rainha Maria Antonieta (Foto: reprodução/TodaMatéria)


O fim de Maria Antonieta

Símbolo do estilo Rococó, a rainha tinha 38 anos quando foi acusada de traição e condenada à morte na guilhotina. Aproveitando os olhares, Maria Antonieta decidiu usar um look completamente branco no dia da sua morte, perdendo um dos seus sapatos que está guardando até os dias atuais no Musée des Beuax-Arts de Caen.

Foto Destaque: Rainha Maria Antonieta (Reprodução: Aventurasnahistória)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...