O metaverso parece já estar entre nós. A nova variante teológica agora pretende se atrelar ao mundo da moda, mais especificamente, as passarelas.
Para você que ainda não sabe o que é meta verso, segue uma introdução: “Metaverso é a terminologia utilizada para indicar um tipo de mundo virtual que tenta replicar a realidade através de dispositivos digitais. É um espaço coletivo e virtual compartilhado, constituído pela soma de “realidade virtual”, “realidade aumentada” e “Internet”.”
Manequim desfila com “Terno de vidro” em desfile de Dolce&Gabbana com desfile virtual de NFTs. (Foto: Reprodução/Vogue Italia)
2022 ainda nem chegou direito, mas as novidades não param de aparecer. O marketplace de luxo UNXD e a Decentraland, uma plataforma de realidade virtual construída no blockchain Ethereum, estão com a lista de desejos prontos para esse ano e pretendem oferecer uma semana de moda no metaverso com desfile de 24 a 27 de março.
Coleção Louis Vuitton x League of Legends: Senna | LOUIS VUITTON. (Foto: Reprodução/Louis Vuitton site)
A marca Dolce & Gabbana já tinha apostado nos NFTs (sigla para “tokens não-fungíveis” em inglês, são os bens virtuais que podemos comprar e apenas usar na nuvem). Além disso, a Louis Vuitton havia lançado uma coleção com inspiração de League of Legends, e vai me dizer que tem coisa mais metaverso que o LOL? Pois é. Diretor artístico das coleções femininas da Louis Vuitton, Nicolas Ghesquière desenhou skins/roupas “premium” para as personagens Qiyana e Senna da True Damage, a banda virtual do League of Legends.
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O metaverso não é só interessante para a moda, tecnologia, jogadores e artistas, mas também para a economia. Segundo Grayscale, “o metaverso pode representar uma oportunidade de receita anual de mais de 1 trilhão de dólares”.
Foto Destaque: Dolce & Gabbana, desfile NFTs.