Em setembro do ano passado houve uma temporada de espetáculos virais, com isso as marcas estão sentindo uma certa pressão para apresentar desfiles de alto impacto e que possam gerar moeda social.
O questionamento que ronda a cabeça dos estilistas neste momento de preparação de suas coleções para outono/inverno é: As roupas podem ser notadas sem um momento viral?
A temporada primavera/verão de 2023 foi composta por espetáculos altamente visuais, como o vestido spray-on da Coperni, por exemplo. Marcas de todos os tamanhos estão sem sentindo pressionadas a fazerem desfiles com alto impacto nesta temporada que iniciou no dia 10 de fevereiro e vai até 7 de março entre Nova York, Londres, Milão e Paris.
Bella Hadid para Coperni (Reprodução/Foto: Pierre Suu/Getty Images).
Tornar um produto onipresente nos círculos certos pode se tornar um marco importante para as grifes, mas são os espetáculos que que atraem a atenção para as casas de luxo são caros para a maioria das marcas. Na recente edição de janeiro da Copenhagen Fashion Week, algumas etiquetas embrionárias, incluindo (Di)vision e Rotate, usaram uma combinação de mídia social e novos talentos para ajudar a impulsionar.
“É terrivelmente caro produzir um desfile. E é cada vez mais difícil para marcas de todos os tamanhos se destacarem”, diz Sophie Jewes, fundadora e diretora criativa da agência de relações públicas Raven.
“Como resultado, todos estão tentando criar o próximo ‘momento Coperni’. Isso é legal, mas também pode desviar a atenção das roupas”, afirmou.
Mesmo não tendo um momento viral, ainda há muito o que se noticiar. A Schiaparelli, causou alvoroço com suas cabeças de animais durante a semana de alta costura. Heron Preston, estilista californiano, fará sua estreia nas passarelas do prêt-à-porter em Paris e Nova York, respectivamente. Thom Browne, Moncler e Alexander McQueen estão trocando de cidade; e novas nomeações criativas na Burberry, Nina Ricci e Ann Demeulemeester são muito aguardadas pelos convidados.
A conversa nas primeiras filas se voltará para o que Sabato De Sarno fará na Gucci, sendo que ele entrará no lugar de Alessandro Michele, que saiu em novembro de 2022 após sete anos como diretor criativo. No entanto, aqueles que desejam ver os modelos de De Sarno terão que esperar até setembro.
Foto destaque: Bella Hadid para Coperni. Reprodução/Foto: Portal Jornalismo ESPN.