Momentos icônicos da moda na política estadunidense

Rafaela Ribeiro Por Rafaela Ribeiro
3 min de leitura

Engana-se quem acredita que moda e política não se misturam. Muitas vezes, ao longo da história, a moda foi utilizada como uma maneira de manifestação política. Algumas primeiras damas americanas entraram para a história, não só por seus feitos políticos, mas também por se tornarem ícones do mundo fashion, um exemplo disso é o conjuntinho cor-de-rosa da Channel vestido por Jackie Kennedy no dia do assasinato de seu marido, que se tornou uma trágica lembrança do ocorrido após a primeira-dama aparecer durante a posse de Lyndon B. Johnsson, vice de seu marido, com a peça manchada de sangue.


Jackie e John F. Kennedy, no dia de sua morte (Foto: Reprodução/Getty Images)


Michelle Obama, esposa de Barack Obama, primeiro Presidente negro da história dos Estados Unidos, certa vez ressaltou a importância de sua relação com a moda: “Estava sendo exposta ao mundo, e tive que me tornar estratégica sobre como me apresentar, pois isso poderia me definir para o resto da vida. A moda, para uma mulher, define como as pessoas te veem. Não é justo nem correto, mas é verdade. Mas você pode usar isso como uma ferramenta ao seu favor ao invés de se fazer de vítima.”

Outro momento marcante para a história da moda, ocorreu durante a posse de Biden, no dia 20 de janeiro do ano passado, quando as ex-primeiras damas Hillary Clinton, Michelle Obama e a vice-presidente Kamala Harris, apareceram vestindo tons de roxo na ocasião.


Michelle Obama, Kamala Harris e Hilary Clinton durante a posse de Biden (Foto: Reprodução/Getty Images)


O casaco vestido por Kamala Harris, primeira vice-presidente negra do país, foi criado pelo estilista negro e queer, Cristhoper John Rogers, já suas jóias foram feitas pelo designer porto-riquenho Wilfredo Rosado.

A cor remete ao movimento das sufragistas, mulheres que lutaram pelo direito do voto feminino, além disso roxo é a cor que se obtém ao misturar o vermelho, cor que representa o partido Republicanos, e o azul dos Democratas, marcando o bipartidarismo e a união da América.

A cantora e atriz Lady Gaga também prestigiou o evento, a cantora que fez uma performance do hino nacional estadunidense, optou por vestir uma peça da Schiaparelli Couture, que contava com um broche de pomba de ouro, segurando um ramo de oliva em seu bico.


Lady Gaga durante a posse de Joe Biden (Reprodução/Instagram)


Durante uma entrevista à Vogue Britânica, a cantora norte-americana contou que o vestido era à prova de balas.

 

Foto destaque: Kamala Harris e Jil Biden durante a posse de Biden. Reprodução/Instagram

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile