A transparência já foi alvo de muitas críticas na sociedade, ela sempre foi vista como algo sem pudor e dito como algo até profano, para mudar a cabeça da sociedade, o mundo da moda vem usando cada vez mais a transparência nas passarelas, e as celebridades femininas vêm apoiando essa moda que já deu o que falar há muito tempo. Algumas celebridades estão mostrando para sociedade que a beleza através da transparência.
Nomes como Dua Lipa, Rihanna, Jane Birkin, Madonna, Kenddal Jenner, Sabrina Sato, entre muitas outras celebridades já foram vistas em eventos públicos e até em premiações usando looks transparentes, sejam eles deixando os seios amostra ou até mesmo o look por completo transparente deixando a amostra a cor da calcinha e do sutiã.
A transparência e a autoaceitação do corpo feminino
A tendência do naked dress não é novidade e a maioria já está por dentro dessa moda, e com a autoaceitação da mulher com seu corpo está fazendo que essa tendência da transparência deixe de ser algo arcaico e passe ser algo futurista. Como a famosa frase que as mulheres gostam de falar “meu corpo minhas regras”, as mulheres têm derrubado as ideias conservadoras da sociedade, mostrando que não precisa ter o corpo perfeito para usar a transparência.
A especialista em moda e comportamento, Manu Carvalho, diz que. “O avanço do feminismo inspira e sustenta esse movimento do corpo mais à mostra. Ao mesmo tempo, mostra tem a ver com autoestima, liberdade de escolha, praticar o belo e, para completar, servi de inspiração de moda. O feminismo está cuidando de outras pautas dentro da luta pela equidade. Essa força e essa evolução constante nos fazem sentir potentes para escolher: um dia estar de alfaiataria oversied, no outro de transparência. Não é diretamente relacionado, mas influencia, sim”.
kim kardashian e Marilyn Monroe (Foto: reprodução/tiempox)
Marilyn Monroe usa vestido transparente
O caso, mais polêmico envolvendo a transparência, foi quando Marilyn Monroe foi chamada para cantar “Happy Birthday, Mr. President” para John F. Kennedy, em 1962. O vestido todo na transparência deixou as silhuetas da cantora em evidência, e a mesma peça causou burburinhos nas redes sociais anos depois, só que dessa vez foi vestido por Kim Kardashian durante o Met Gala, em 2022.
Dua Lipa usando transparente no filme “Barbie” (Foto: reprodução/Lorena)
Na década de 1990, Jean Paul Gaultier retornou com a transparência na moda, inclusive ele é responsável pelo look que a Madonna usou e ficou conhecido como “topless filantrópico”. Esse look foi usado em 1992, a cantora fechou o desfile do estilista francês que aconteceu em Los Angeles, para poder arrecadar muito mais fundos para (amfar) Fundação Americana de Pesquisa da Aids, a artista abriu seu blazer deixando seus seios completamente a amostra, isso causou um grande espanto na época, porém bateu o Record de doações para a instituição.
Foto Destaque: Celebridades vestidas com looks transparentes. Reprodução/Glamour