Nike Shox: o tênis de corrida dos anos 2000 que foi muito além

Lucimara Artussa Por Lucimara Artussa
2 min de leitura

Muito popular nos anos 2000, o tênis Nike Shox, produzido pela fabricante de artigos esportivos Nike, deixou de ser comercializado no Brasil em 2021. O modelo, que nasceu com a proposta de trazer uma nova tecnologia de impacto para os praticantes de corrida, ficou muito popular e se tornou peça indispensável na moda urbana.

Gustavo Viana, diretor de marketing da Fisia, que é a distribuidora oficial da Nike do Brasil, contou ao site Elle, que a pesquisa e desenvolvimento do modelo levou 16 anos para ser formulado. O  primeiro protótipo foi  criado por Bruce Killgore, em 1984, quando inseriram as molas de aço na entressola do calçado para tentar descobrir o ponto ideal de amortecimento e estabilidade. 

Patrocinadora de eventos esportivos ao redor do mundo, a Nike, em parceria com alguns atletas, lançou edições especiais do modelo para corrida, basquete, tênis e treinos. Um exemplo é a tenista Serena Williams, que teve o tênis Nike Shox Glamour criado em 2004  para seus jogos em Flushing.


Tenista Serena Williams (Foto: Reprodução/Instagram)


O modelo, que chegou ao mercado no ano 2000, ganhou fama nos pés do jogador de basquete Vince Carter, que durante os jogos Olímpicos de Sydney, entrou para a história do basquete com uma enterrada que o fez se tornar protagonista de um dos lances mais espetaculares de todos os tempos. 


Jogador de basquete Vince Carter (Foto: Reprodução/Instagram)


No Brasil, a popularização do Nike Shox está atrelado ao movimento do funk carioca, como explica Raquel Oliveira, líder de conteúdo da Agência Silva, em entrevista para o site Elle. Com o passar do tempo, o modelo se popularizou na ruas de todo o país, tornando-se um item fundamental no guarda-roupa de homens e mulheres.

Foto destaque: Tênis Nike Shox. Foto: Reprodução/Pinterest

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