Muito popular nos anos 2000, o tênis Nike Shox, produzido pela fabricante de artigos esportivos Nike, deixou de ser comercializado no Brasil em 2021. O modelo, que nasceu com a proposta de trazer uma nova tecnologia de impacto para os praticantes de corrida, ficou muito popular e se tornou peça indispensável na moda urbana.
Gustavo Viana, diretor de marketing da Fisia, que é a distribuidora oficial da Nike do Brasil, contou ao site Elle, que a pesquisa e desenvolvimento do modelo levou 16 anos para ser formulado. O primeiro protótipo foi criado por Bruce Killgore, em 1984, quando inseriram as molas de aço na entressola do calçado para tentar descobrir o ponto ideal de amortecimento e estabilidade.
Patrocinadora de eventos esportivos ao redor do mundo, a Nike, em parceria com alguns atletas, lançou edições especiais do modelo para corrida, basquete, tênis e treinos. Um exemplo é a tenista Serena Williams, que teve o tênis Nike Shox Glamour criado em 2004 para seus jogos em Flushing.
Tenista Serena Williams (Foto: Reprodução/Instagram)
O modelo, que chegou ao mercado no ano 2000, ganhou fama nos pés do jogador de basquete Vince Carter, que durante os jogos Olímpicos de Sydney, entrou para a história do basquete com uma enterrada que o fez se tornar protagonista de um dos lances mais espetaculares de todos os tempos.
Jogador de basquete Vince Carter (Foto: Reprodução/Instagram)
No Brasil, a popularização do Nike Shox está atrelado ao movimento do funk carioca, como explica Raquel Oliveira, líder de conteúdo da Agência Silva, em entrevista para o site Elle. Com o passar do tempo, o modelo se popularizou na ruas de todo o país, tornando-se um item fundamental no guarda-roupa de homens e mulheres.
Foto destaque: Tênis Nike Shox. Foto: Reprodução/Pinterest