A área dos cosméticos tem inovado e as farmacêuticas das áreas de beleza Maria Eugênia Ayres e Patrícia França cederam entrevista à Vogue e explicaram o que você pode esperar de novo para aplicar em sua rotina de skincare. Então, acompanhe a matéria para entender melhor sobre o futuro dos cuidados com a pele.
Biotecnologia
A rotina de cuidados com a pele tem se tornado comum no cotidiano de muitas pessoas e a biotecnologia traz uma alternativa para a produção desses produtos de skincare serem menos agressivos, pois são feitos com tecnologia. Maria Ayres ressalta que por causa dos itens serem desenvolvidos em laboratórios, é possível alterar ou modificar a molécula buscando sempre o melhor resultado de cada molécula, como: melhorar a capacidade de permeação, cuidar da microbiota da pele e também tornar a molécula mais estável.
Além disso, essas produções reduzem as explorações humanas. A farmacêutica Maria ressalta também que: “Usar micro-organismos para fabricar esses ingredientes substitui plantações e a crueldade animal”.
Peptídeos
Os peptídeos estão no mercado faz tempo, mas continuam sendo um dos métodos mais revolucionários e tecnológicos para as rotinas de cuidados com a pele. Pois eles penetram várias camadas da pele e o resultado é gritante, já que eles são focados em resultados sinalizadores, carreadores ou inibidores de neurotransmissores.
Prebióticos e Probióticos
Na skincare os prebióticos e probióticos são responsáveis por reforçar o sistema imunológico da região, reforçando as defesas naturais da pele, como as bactérias nocivas. Eles são feitos através da fermentação presente em frutas, plantas, ervas e fermentos. A farmacêutica Maria Eugênia ressalta sobre os prebióticos e probióticos que: “O processo de fabricação quebra a estrutura molecular dos ingredientes, tornando os nutrientes mais concentrados, com maior absorção. Além disso, o processo pode também produzir aminoácidos e antioxidantes adicionais, que são muito benéficos para a pele”.
Além disso, há outras vitaminas não produzidas pelo corpo humano, que são gerados através de peptídeos, células-tronco de origem vegetal e fatores de crescimento, e como é afirmado por Maria Eugêni, que: “Estas substâncias tornam os produtos com ação mais direcionadas e tratam a pele com capacidade regenerativa superior, atuando na longevidade celular, protegendo e até estimulando o reparo do DNA de células e de fatores de crescimento natural da pele”.
Você sabe que a skincare serve para proteger sua pele do envelhecimento precoce, doenças como o câncer de pele e o surgimento de manchas e irritações, certo?
Então, o que você pode ter certeza para o futuro é que o foco da cosmetologia é atrasar os problemas causados pela velhice e ausência de nutrientes, com tecnologia.
Tecnologia na skincare
A tecnologia na skincare tem sido benéfica pois há muitos avanços para os cuidados da pele e muita produtividade para uma melhora nas substâncias utilizadas, na redução de trabalhos braçais e principalmente na sustentabilidade, Maria afirma que você pode esperar por produtos em pó para um uso ínfimo de água e até mesmo embalagem ou objetos desnecessários.
O avanço com a tecnologia na skincare é muito importante também, pois há possibilidade de método cruelty free, como foi afirmado por Patrícia França: “Com um consumo cada vez mais consciente, é natural que busquemos alternativas de produtos que entreguem eficácia, mas que tenham um impacto ambiental menor.”
Foto destaque: Embalagem conta-gotas skincare. Reprodução/ Getty Images.