PFW: Balenciaga traz assuntos como crise climática e Guerra na Ucrânia

Carolina Loureiro Por Carolina Loureiro
3 min de leitura

Enquanto a guerra na Ucrânia se intensificava, fazendo com que mais de 2 milhões de ucranianos fugissem de seu próprio país, de acordo com dados da ONU, a Semana de Moda em Paris acontecia.

Um dos lançamentos de coleção mais esperados do evento foi o da marca de luxo Balenciaga, que se apresentou nesse domingo (06). Aproveitando isso, seu diretor criativo, Demna Gvasalia, usou a plataforma para homenagear os ucranianos em um desfile-protesto contra à invasão russa.

Demna nasceu em Sukhumi, cidade na Geórgia que sofreu durante a guerra civil do país, em 1990. Na época, ele e sua família presenciaram momentos de pânico e foram obrigados a deixar o país.

“A Guerra na Ucrânia desencadeou a dor de um trauma passado que carrego em mim desde 1993, quando a mesma coisa aconteceu com meu país natal e me tornei um refugiado para sempre”, escreveu o estilista em uma nota entregue aos convidados do desfile. Segundo ele, a possibilidade de cancelar o evento foi cogitada, mas se manter calado não era uma opção: “Se render ao mal que já me machucou tanto… Decidi que não posso mais sacrificar partes de mim para aquela guerra sem sentido e sem coração.”
Em outro momento, bandeiras ucranianas foram expostas nos assentos dos expectadores, e o designer da Balenciaga recitou um poema em ucraniano que não apresentou tradução, pois Demna tinha intenção de passar uma mensagem de força apenas para os que pudessem compreendê-lo.

Para expor a dificuldade enfrentada ao tentar atravessar as fronteiras no inverno, o que vem acontecendo com os refugiados há mais de 15 dias, os modelos da grife cruzavam um chão coberto de neve artificial, com vento forte, e carregavam bolsas de lixo (como foi descrito em nota), simulando sacos que serviam para carregar apenas o essencial no momento da fuga.



Desfile Balenciaga (Foto: Reprodução/Instagram)


A apresentação, em vez de ter um encerramento tradicional, no qual os modelos finalizam desfilando em grupo, o último modelo deixou o set exibindo uma faixa nomeada de “Storm”, do músico BFRND, enquanto luzes piscavam no céu falso do set.

 

Foto destaque: Reprodução/Instagram.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile