Afinal, como surgem as tendências? “As tendências se desenvolvem a partir da necessidade de inovação de uma sociedade e se refletem por meio de sinais em contextos sociais, culturais, econômicos e muitos outros.” Diz Kotler, o rei do marketing moderno.
É fato que a sociedade está em constante busca de algo novo e inovador, as tendências sempre existiram, principalmente no mundo da moda que é um grande reflexo de como a sociedade consome. Mas o que tem acontecido é o incrível aumento da rapidez com que as tendências surgem e desaparecem, depois dando lugar para outra tendência, como em um ciclo vicioso, e a questão é saber o porque isso tem acontecido.
Sandália Medusa da Versace que virou uma grande tendência no mercado. (Foto: Reprodução/Instagram)
Logo pensamos nas redes sociais, com a importância do Instagram que virou uma grande ferramenta de trabalho, principalmente para quem trabalha com moda, e o TikTok que virou uma máquina de criar trends. Basta um video no TikTok viralizar e pronto, ou uma blogueira postar uma foto usando tal peça, ligeiramente vemos várias pessoas a caça de tal roupa ou acessório que viu nas redes. As redes sociais com certeza tem seu papel importante nessa mudança, mas também não podemos colocar a culpa toda nos aplicativos, afinal eles são um reflexo do que a sociedade é, em constante busca por aprovação e pertencimento. Esse grande desejo de ser admirado e amado com certeza foi potencializado por conta das redes sociais, como o Instagram, todos temos uma certa inclinação a nos comparar e as redes são um prato cheio para isso.
Com várias pessoas sendo “perfeitas” no Instagram, na sua melhor versão e em lugares incríveis, ganhando muita atenção e admiração, seu estilo de vida logo se torna alvo de desejo e inspiração para várias pessoas. Então fica o questionamento, realmente queremos consumir ta coisa, ou estamos apenas estamos tentando pertencer a algo e ser admirado assim como algumas pessoas no mundo virtual.
Foto destaque: Jade Picon usando o cropped de tênis. Reprodução/Instagram