Nessa última sexta-feira (12/05) faleceu aos 70 anos a princesa Minnie de Beauvau-Craon após lutar contra uma doença, ela era herdeira do histórico castelo Château d’Haroué, com 82 cômodos,
Marie Isabelle, conhecida como Minnie, filha do último Príncipe de Beauvau-Craon e de Maria Cristina Patiño de Borbón, viu sua vida mudar completamente em 1982, com a morte de seu amado pai, e acabou herdando a propriedade.
A relação de Minnie com este palácio era de apego, ela mantinha a herança do local viva, apesar de ficar localizado em um local de poucos turistas, ela lutou para atrair eles ao local. Localizado a 30 quilômetros de Nancy, o castelo do século XVIII e seus ilustres proprietários, uma longa linhagem de príncipes, fizeram a história de Lorraine. Construído pelo arquiteto Germain Boffrand, a quem também é o responsável pela beleza do Château de Lunéville, não muito longe de Haroué, está situado no coração de uma propriedade de 16 hectares, incluindo um jardim de estilo francês. Permanecendo nas mãos da mesma família, preserva coleções excepcionais em seus cômodos
No mundo da moda, seu nome não era tão conhecido como o da sua irmã mais nova, ainda viva a princesa Diana de Beauvau-Craon, que virou musa estilistas como Karl Lagerfeld e Halston, e artistas como Andy Warhol. Contudo Marie ainda conseguiu ter um legado no mundo da moda transformando o palácio em um local cercado por arte e moda através de exposições.
O Château de Beauvau-Craon, no sul da França. Reprodução/Harper’s Baazar
Em 2010 o estilista da alta-costura francesa Hubert de Givenchy organizou uma exposição histórica denominada “Grandes Tradições da Alta-Costura Francesa” exibiu 40 vestidos icônicos da moda de luxo, como o preto básico confeccionado especialmente para Audrey Hepburn vestir no filme “Bonequinha de Luxo” de 1960. Não foram apenas peças assinadas por Givenchy que estavam na exibição, também havia criações de Philippe Venet e Cristóbal Balenciaga.
Em 2013, o local virou palco para outra exposição de vestidos de casamento, reunindo peças dos mesmos estilistas já citados, além de Christian Dior, Yves Saint Laurent e Pierre Balmain.