Reedição de looks: o resgate do vintage e a busca pela exclusividade

Adrielle Alvim Por Adrielle Alvim
11 min de leitura

A moda sempre foi um reflexo da cultura e da sociedade em que vivemos, e nos últimos anos temos visto uma tendência crescente de resgate do passado, seja por meio de peças vintage ou reedições de clássicos. A prática de revisitar acervos e criar novas coleções a partir de peças antigas tem se tornado cada vez mais comum no mundo da moda, e não apenas como uma forma de homenagear os grandes estilistas do passado, mas também como uma forma de buscar exclusividade em um mundo cada vez mais padronizado.

Um exemplo recente dessa tendência foi o desfile de verão 2023 da Dolce & Gabbana, que contou com a participação da influenciadora e empresária Kim Kardashian na seleção de peças de coleções passadas para serem editadas e desfiladas novamente. O sucesso foi tão grande que na temporada seguinte, de inverno 2023, tudo se repetiu, com a estrela usando uma versão atualizada de uma criação de 1994.

Outras marcas também têm apostado na reedição de clássicos ou hits do passado. A Gucci, por exemplo, revisitou silhuetas e cores da era Tom Ford, com destaque para o fim dos anos 1990 e começo dos 2000, em um desfile que foi uma verdadeira viagem no tempo. A Versace, por sua vez, teve seus vestidos de alta-costura do verão 2003 usados por Anitta no tapete vermelho do Grammy. 


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Anitta veste Versace Summer 2003. Reprodução/Instagram/@londonerofficial


Sob a liderança de Maximilian Davis, a Ferragamo reintroduziu uma sandália com salto de ouro 18 quilates de 1956 e incorporou elementos em outras peças da coleção, enquanto a Prada adotou o minimalismo funcional dos anos 90 em suas coleções e experimentou um aumento de 59% nos lucros no último ano. Stella McCartney revisitou seu passado na Chloé para criar tops de correntes que acompanhavam sua alfaiataria confortável e estampas de cavalos, apresentadas na temporada de verão de 2023 em Paris.


<blockquote class=”instagram-media” data-instgrm-captioned data-instgrm-permalink=”https://www.instagram.com/p/CpFCgKpsGtR/?utm_source=ig_embed&amp;utm_campaign=loading” data-instgrm-version=”14″ style=” background:#FFF; border:0; border-radius:3px; box-shadow:0 0 1px 0 rgba(0,0,0,0.5),0 1px 10px 0 rgba(0,0,0,0.15); margin: 1px; max-width:540px; min-width:326px; padding:0; width:99.375%; width:-webkit-calc(100% – 2px); width:calc(100% – 2px);”><div style=”padding:16px;”> <a href=”https://www.instagram.com/p/CpFCgKpsGtR/?utm_source=ig_embed&amp;utm_campaign=loading” style=” background:#FFFFFF; line-height:0; padding:0 0; text-align:center; text-decoration:none; width:100%;” target=”_blank”> <div style=” display: flex; flex-direction: row; align-items: center;”> <div ></div> <div style=”display: flex; flex-direction: column; flex-grow: 1; justify-content: center;”> <div style=” background-color: #F4F4F4; border-radius: 4px; flex-grow: 0; height: 14px; margin-bottom: 6px; width: 100px;”></div> <div style=” background-color: #F4F4F4; 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Sandália Salvatore Ferragamo de 1956 criada para uma cliente australiana. Reprodução/Instagram/@ferragamo


A exclusividade dos itens vintage é um grande ponto de venda, sendo que cada peça é única e difícil de encontrar. Eles também oferecem uma combinação particular de cores, tecidos e formas que não são produzidos em massa em outro lugar. Isso permite combinações únicas e histórias pessoais, adicionando valor emocional a esses itens.

Embora a moda vintage possa não ser a preferência da maioria das mulheres brasileiras, sua popularidade cresceu nos últimos anos, principalmente devido à pandemia. Este renascimento da moda vintage representa uma nova oportunidade para as marcas de luxo, permitindo-lhes não só reduzir o seu impacto ambiental, mas também criar produtos únicos e exclusivos que ressoam com os consumidores.

Foto Destaque: Dolce & Gabanna Fall 2023. Reprodução/Instagram

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