A Riachuelo, no próximo dia 17 de julho, irá lançar a linha CRIA, que será uma coleção exclusiva de streetwear feita por cinco estilista que foram ganhadores do primeiro Desafio do Instituto Casa de Criadores, Hector Luquini, Jeremias Marins, Fernanda Lima, Francceska Jovito e Gabrielle Silva, foram os vencedores. Os treze looks escolhidos para a coleção homenageiam as vivências dos moradores de favelas e da periferia, e também abrangem todos os gêneros.
Criadores da coleção CRIA. (Foto: ReproduçãoRiachuelo)
Uma das criadoras da linha, a Francceska disse que a linha não se refere apenas a favela e que periferia se estende a todo território nacional, e que engloba as cidades grandes e os estados que não fazem parte da grande São Paulo e Rio de Janeiro.
“Mesmo que nem todos nós sejamos da periferia, pelo fato de sermos negros, nos indentificarmos com quem é da periferia (que normalmente é negro) do que com que é branco” declarou Fernanda Lima, uma das criadoras da linha.
Roupas oversized, como camisetas, moletons e calças cargo, junto com croppeds, coletes, macacões e jaquetas, expressam um estilo urbano versátil e confortável, com uma estética periférica única. Essa tendência desafia as normas de gênero e valoriza a expressão social. As cores predominantes são preto e branco, terracota e bege, inspiradas na arquitetura dos subúrbios. Estampas de grafite e cenas urbanas completam o visual. Destaca-se a estampa “origens”, presente em vestidos e blusas de tule, com várias gírias e expressões comuns nas ruas das periferias e cidades do país.
Coleção Riachuelo CRIA. (Foto: reprodução/Divulgação/Riachuelo)
Jeremias, que também faz parte do grupo de criadores, afirmou que ainda existem empecilhos de inclusão das minorias na moda, e que é muito difícil viver apenas dela. Ele também afirmou que ele e outros criadores da linha exercem outras funções.
“Eu acho incrível criadores e estilistas que venham das favelas ou que façam parte das minorias sociais. Como mulher preta e estudante de moda, fico feliz em ver grandes marcas dando a oportunidades para pessoas que são vistas à margem da sociedade, inclusive no mercado de trabalho. Espero que isso aconteça cada vez mais”, disse a estudante de moda Débora Santos.
Hector, um dos estilistas criadores de linha CRIA, disse que a campanha o impactou muito positivamente, e que mesmo não estando acostumados com câmeras, a troca com a equipe foi importante para ele.
Os cinco criadores também fizeram parte da divulgação, na frente das câmeras, para protagonizar pessoas negras e LGBTQPIA+.
A estreia oficial da linha CRIA e a oportunidade de compra antecipada pela internet estão programadas para o dia 16 de julho, marcando o encerramento da última semana da 52ª edição da Casa dos Criadores, evento de moda. A partir do dia 17 de julho, a coleção estará à venda em lojas escolhidas e no site oficial da marca.
Foto Destaque: Dois dos criadores da linha CRIA. ReproduçãoRiachuelo