A temporada dos desfiles outono-inverno 2023/24 começa esse mês na Itália. A partir do dia 10, até o dia 17 de janeiro, com novos designers e grandes grifes.
Começa primeiro em Florença, de 10-13 de janeiro, com o Pitti Oumo. Depois, dos dias 13-17, com a fashion week em Milão, que será aberta pela Gucci. Terão 789 expositores, sendo 331 estrangeiros. A estrela desta 103° edição é a Martine Rose, convidada de honra que irá desfilar no dia 12 de janeiro na Loggia del Mercato Nuovo, ou como é popularmente conhecido, “del Porcellino”. Martine é jamaicana, e é considerada uma das maiores criadoras da atualidade. Após Michael Burke, líder da Louis Vuitton, ter sido visto na primeira fila de seu desfile, Rose é cogitada como a principal sucessora de Virgil Abloh, para a Louis Vuitton Homme.
Divulgação da Fashion Week masculina de Milão. (Foto: Divulgação/MilanoFW)
Em Florença, Luke Edward Hall estará sendo o centro das atenções. O britânico é a cara por trás da marca Châteu Orlando, que terá uma instalação na Fortezza, na Sala delle Nazioni. O designer polivalente já passou por grandes grifes, como a Burberry e a Liberty, e atualmente é designer de interiores, escreve para o Financial Times e lançou sua marca de malhas em fevereiro de 2022.
Uma das estreias das passarelas nesta temporada é o Charles Jeffrey Loverboy, que desfilará no domingo, nas passarelas da Lombardia. Essa será a grande novidade e diferencial dessa semana de moda. O irlandês, Jonathan Anderson, também está dando o que falar e sendo aguardado por muitos fashionistas.
Gucci, K-Way e Zenga são outros nomes que estarão presentes em Milão durante essa temporada. Já grifes como a Versace, a Plein Sport, 44 Label Group, Joeone e a Moschino optaram por não participar do desfile agora, algumas preferiram focar nas coleções femininas, e outras vão apresentar suas coleções masculinas em Los Angeles, em março.
Imagem destacada: Deslife fashion week primavera 2022. Reprodução/Elle.