As tendências da moda variam na medida em que as ocasiões também variam, com mudanças na tecnologia e, sobretudo, no mundo artístico. Por isso, existem diversos fatores que influenciam diretamente na moda e, consequentemente, nas vestimentas.
O slip dress ganhou muita força e popularidade nos últimos tempos. Além de fazer sucesso nas passarelas, essa vestimenta é nada mais nada menos do que um vestido parecido com uma camisola, feito de seda ou cetim, caimento fluido e muito versátil.
Os vestidos neste estilo foram destaques nas passarelas da Fendi, da Armani Privé e da Miss Sohee. Com diferentes cores, cortes e estampas, as diversas versões do slip dress ganharam o gosto da alta-costura de Paris. Porém, ele não está presente apenas nas passarelas das grandes grifes, o slip dress está se tornando cada vez mais popular e, hoje, existem várias opções para aderir essa tendência.
A origem do Slip Dress
Pode parecer muito estranha a ideia de sair de casa com um vestido que parece um pijama, mas, essa tendência vem sendo bastante comum ao longo do tempo. Por exemplo, as camisetas do estilo t-shirts eram vistas antigamente como roupas íntimas ou até mesmo como roupas de “ficar em casa’’. E com o slip dress não foi diferente, essa mudança já vem ocorrendo há décadas.
Durante o movimento das sufragistas, no século XX, pela liberdade política das mulheres no direito ao voto, elas passaram a ressignificar o uso das roupas íntimas. Esse movimento tinha o intuito de ser um símbolo de liberdade feminina, e as mulheres começaram a sair de casa usando camisolas.
As roupas femininas de antigamente eram muito pesadas e limitavam o movimento do corpo, e as camisolas eram roupas confortáveis e leves, permitindo que as mulheres se movimentassem livremente, sem nenhuma amarra. Em apoio à essa tendência, Gabrielle Coco Chanel e Paul Poiret, por exemplo, substituíram o espartilho por roupas folgadas e leves.
Com o passar do tempo, o slip dress foi se aderindo cada vez mais na moda, quando em 1993 a supermodelo Kate Moss posou no red carpet vestindo uma camisola de alcinha e comprida, com tecido transparente.
O estilista norte-americano Marc Jacobs lançou uma coleção de inverno com apenas lingeries, pijamas vintage e slip dress para a Louis Vitton. A partir daí, a moda do slip dress está cada vez mais se popularizando.
Kate Moss usando um slip dress transparente. (Foto: Reprodução/L’Officiel)
Combinações de looks com o slip dress
– Slip dress + casaco: essa combinação é especial para as estações mais frias, como outono e inverno. O casaco funciona como uma sobreposição do slip dress, podendo ser combinado com cores iguais ou cores diferentes, mas que sejam complementares. Jaquetas de couro, cashmere e sarja são ótimas opções para compor este look.
– Slip dress + meia calças e botas: assim como os casacos, as botas e meias-calças também se sobrepõem ao slip dress. A meia calça ajuda a proteger as pernas do tempo frio, podendo ser usada quando o clima do inverno não está tão intenso. E as botas, sejam elas de cano curto ou longo, ajudam a preencher o visual do look.
– Slip dress + acessórios: esta combinação é perfeita para os dias mais quentes, quando o colo fica bastante à mostra quando é usado o slip dress. Por isso, vale a pena preencher esse espaço vazio com alguns acessórios, de preferência chamativos para ganhar destaque no look.
– Slip dress como destaque: como é uma peça muito versátil, o slip dress pode ser usado sozinho, como peça única, sem adereços e complementos. Dependendo da ocasião em que ele for usado, pode trazer mais elegância ainda. Casamentos, jantares, e outras ocasiões sofisticadas, especialmente em dias de calor, combinam muito com a peça. Apostar em estampas lisas do slip dress é uma ótima escolha.
Foto destaque: Famosas usando o slip dress. Reprodução/Glamurama-UOL