Sofia Richie se torna referência do “Quiet Luxury”

Joana Tchian Por Joana Tchian
3 min de leitura

A filha mais nova de Lionel Richie, cantor lendário norte-americano que foi membro da banda “The Commodores”, Sofia Richie, mudou completamente seu estilo nos últimos anos. A modelo passou a aderir peças sem logomarcas, com cores mais neutras e boa modelagem, tornando seu guarda-roupa ainda mais elegante e sofisticado. Esse novo estilo da moda é chamado de Quiet Luxury, e virou tendência em 2023.

O chamado “Quiet Luxury”, ou “luxo silencioso” em português, refere-se a uma abordagem de moda mais elegante e discreta para o luxo, valorizando a qualidade, o artesanato, a exclusividade e total atenção aos detalhes da peça, de uma maneira sutil e sem nenhuma ostentação. Basicamente, o Quiet Luxury se baseia na apreciação das coisas refinadas e na discrição, ao contrário de várias formas e marcas de luxo que são marcadas pelo exibicionismo e ostentação.

A busca pela excelência do Quiet Luxury valoriza o design sofisticado, produtos de alta qualidade e materiais nobres, todos sem exagero. Dentro do mundo da moda, ele é encontrado em marcas que se destacam pela sua qualidade e pela sua atenção aos detalhes que compõem a peça, ao invés de se basearem em ostentação, como logotipos ou emblemas ostensivos. A estética minimalista está presente nessas marcas, que produzem peças atemporais e simples, que não se encaixam em tendências passageiras.

Sofia Martellini, especialista em tendências de moda da WGSN, explica mais o conceito de Quiet Luxury: “O Quiet Luxury é, obviamente, extremamente sofisticado. Uma das principais características são, de fato, os materiais de altíssima qualidade. São peças feitas para durar, para passar de geração para geração”.


Sofia Richie vestindo peça de roupa do “Quiet Luxury”. (Foto: Reprodução/Instagram)


Além do setor da moda, o Quiet Luxury também se está presente em alguns outros setores, como automóveis, hotelaria e viagens. Dentro desses setores, ele pode se manifestar em experiências personalizadas e exclusivas, de novo ao invés de ostentação exagerada.

Resumidamente, o conceito de Quiet Luxury consiste em uma abordagem totalmente discreta e que exala elegância, valorizando os detalhes e a qualidade.

De onde vem o Quiet Luxury?

Assim como a abordagem do “Recession Core”, o Quiet Luxury é reflexo da crise econômica mundial, que veio após a pandemia, inflação, alto custo de vida e guerra, o que levaram as pessoas a gastarem menos.

Segundo Sofia Martellini, “Já para as pessoas que não necessariamente foram afetadas pela crise, geralmente aquelas de classe mais elevadas, estão aderindo a um comportamento de não ostentar o dinheiro. É o que vem acontecendo desde a pandemia: mão fica de ‘bom tom’ ostentar”.

Foto destaque: Sofia Richie. (Reprodução/StyleCaster)

Deixe um comentário

Deixe um comentário