SPFW N54: tendência um tanto nostálgica e polêmica, confira qual

Com 48 desfiles cotados para tomar a capital paulista, a São Paulo Fashion Week chegou quente como as temperaturas nos últimos dias, a semana de moda brasileira vem trazendo fashion shows belíssimos. A edição N54 da SPFW teve início no dia 16/11, última quarta-feira, e vai até o dia 20/11, próximo domingo. Acompanhado de muita […]

18 nov, 2022

Com 48 desfiles cotados para tomar a capital paulista, a São Paulo Fashion Week chegou quente como as temperaturas nos últimos dias, a semana de moda brasileira vem trazendo fashion shows belíssimos. A edição N54 da SPFW teve início no dia 16/11, última quarta-feira, e vai até o dia 20/11, próximo domingo.

Acompanhado de muita brasilidade temos visto metalizado, glow, cores vibrantes, chic, romântico, a renovação da pink wave da Valentino, sim, uma das responsáveis pelo boom do Barbiecore-, futurismo e outras grandes apostas acompanhadas ao longo dessa temporada de moda. Porém uma dessas, um tanto nostálgica e polêmica, tem aparecido em muitos desfiles, o terror de alguns e o paraíso de outros: peças de cintura baixa.

O item marcou presença no primeiro dia do evento, Bold Strap, Walério Araújo e Meninos Rei, são algumas marcas que trouxeram a peça para as passarelas. Com diferentes propostas, a cintura baixa apareceu em saias, calças e até vestidos, com transparência, strass ou ainda acompanhada de um outro grande alerta fashion, os cintos, para muito além de seu papel tradicional de ajustar as roupas. 


SPFW N54: tendência um tanto nostálgica e polêmica, confira qual

Cintura baixa proposta por Walério Araújo. (Foto: Reprodução/Glamour)


Presente a algumas sessões a peça não parece querer se despedir do auge e é resgatada lá do anos 2000, muito usada na época por nomes como Britney Spears, Paris Hilton e Destiny’s Child. 


SPFW N54: tendência um tanto nostálgica e polêmica, confira qual

Destiny’s Child fazendo uso da tendência nos anos 2000. (Foto: Reprodução/Insight)


Já não é mais um segredo a obsessão da Gen Z com a estética Y2K, o que elucida o hit de peças desse período atualmente. Isso pode ser explicado pelo ciclo de tendências de 20 anos, que nada mais é que o retorno de tendências marcantes a cada 20 anos com um toque novo, ditado pela nova geração, por exemplo nos anos 2010 vimos um revival do anos 90, e agora nos anos 2020 é a vez dos anos 2000. 

Porém, além dos looks retrôs, a cintura baixa e outros itens Y2K, vale lembrar também da obsessão com a estética e do culto a magreza, muito fortes nos anos 00’s. E parar para refletir, dá para falar de moda sem falar em acesso e diversidade de corpos?

Foto Destaque: Bianca Andrade usando a tendência na versão da Bold Strap. (Foto: Reprodução/Bianca via Instagram)

Mais notícias