Composta por saias de cintura alta, cardigans, meias calças coloridas ou com bolinhas, vintage e óculos de aros grossos, essa é a estética mostrada por Zoey Deschanel, que interpretou Summer em ’50 Dias com Ela’.
O visual que mais se destaca nesses últimos tempos é o da garota Twee. Há outros também que podem ser vistos no Tik Tok todos correspondem a um tipo de visual bem característico. O visual da garota Twee é caracterizado por uma moda mais comportada como vestidos rodados de cintura marcada, estampas de bolinha, saias rodas, cardigans, óculos Ray ban deixando o look fofo, bem feminino e muito Sweet.
Celebridades como Zoey Deschanel, agora com aproximadamente 40 anos estão vendo a volta desse estilo que brilhou nas redes sociais daquela época. Em 2010 a atriz Zoey Deschanel e a apresentadora e modelo Alexa Chung fizeram sucesso com esses modelitos.
Outro destaque para essa moda é a compra de peças de segunda mão ou em brechos o que para a época era considerado uma arte. As jovens buscavam “desfilar” com meias coloridas com vestidos de estampa de passarinho, floridos e bolsa Mulberry à tira colo causando um tom pitoresco e bonito sentimental. Tudo isso era registrado e publicado no Tumblr junto a poemas e músicas da época como indie rock, hits de Regina Spektor e She & Him que tocavam nas rádios.
A responsável pela criação do conteúdo é Verena Figueiredo, conhecida no Tik Tok por explicar tendências e estilos de moda. A expressão twee surgiu devido a forma como as crianças diziam a palavra “sweet” (doce, fofo, em tradução livre do inglês), daí surgiu a expressão Twee. Realmente muito fofo!
O estilo musical também influenciou a moda dessa época como as bandas Two Door Cinema Club, Arctic Monkeys, She & Him e outras. “O twee-pop é inspirado na subcultura MOD dos anos 1960, que se caracterizava por bandas com letras fofas, divertidas e infantis”, explica Verena. Esse estilo acabou virando moda.
Foto: Reprodução/Folha de São Paulo
A criadora do conteúdo afirma que o twee é uma estética infantil. “Se twee-pop tinha uma sonoridade fofa, o ‘twee’ é sobre uma estética fofa, infantil, com signos femininos fortes, em referência aos anos 1960”, afirma.
Esse estilo além de estar no Tik Tok está presente também nas passarelas.
Ciclo de tendências
O mundo da moda sofre reviravoltas constantes, as tendências costumam voltar a cada 20 anos, mas no caso do segmento twee dá a impressão que está voltando cedo demais. O que está acontecendo na verdade é o encurtamento no ciclo das tendências. “Tradicionalmente, era de cerca de 20 anos e, hoje, vemos retornos muito curtos de 10, 5 anos ou até menos”, explica Sofia Martellini, estrategista de moda jovem no WGSN, consultoria de tendências de comportamento e consumo.
Alguns especialistas opinam sobre esse encurtamento do ciclo de tendências.
“É comum desejarmos nos apropriar de signos de uma época que carrega no visual um perfume de passado. É como um desejo por viver momentos mais simples, um certo apego à memória, uma conexão com uma existência menos digital e mais analógica”, diz a coolhunter e brand consulting Ly Takai. “E a geração Z é especialmente interessada por estilos ligados a épocas passadas. Eles usam a nostalgia como um escape e olham para outras décadas com uma lente otimista e romantizada”, complementa Sofia Martellini.
Segundo Martellini, a estética à la Zoey Deschanel pode ter contribuído para que essa volta acontecesse tão rápido. “O Twee tem muitas referências infantilizadas, fofinhas, cujo uso pode ser interpretado como uma rejeição dos jovens à maturidade, ao virar adulto – uma realidade que, de fato, se torna cada vez mais difícil, dada a economia em colapso e um mercado de trabalho competitivo e escasso”, diz a especialista.
A plataforma do Tumblr já perdeu cerca de 30% de seus utilizadores e com isso o twee acaba perdendo forças também. Mas nem tudo está perdido porque esse microblog ainda influencia o consumo de conteúdo da geração Z. É possível encontrar conteúdos da era Tumblr dentro da wikipedia das aesthetics. Existe ainda uma página exclusiva apenas com esse conteúdo.
Foto destaque: Outline