A moda vem sendo uma ferramenta primordial para a expressão artística e o crescimento de movimentos sociais, como o feminismo, durante anos. Especificamente, no decorrer dos anos desde o meado do século XX (20), os vestidos têm causado grande alvoroço na comunidade fashion global. Elencamos aqui, alguns dos vestidos mais icônicos durante esses mais de 70 anos.
Marilyn Monroe, 1955 e 1962
A atriz aparece duas vezes em nossa lista justamente pelo tamanho e pela representatividade que ela tem até hoje no mundo da moda. Marilyn estrelou no filme “O Pecado Mora ao Lado” onde usou o famoso vestido branco que voa com ar saído das canaletas de ventilação de Nova Iorque.
Marilyn Monroe (Foto: Reprodução/Vogue)
Em 1962, um vestido de Marilyn volta novamente à boca do povo. Desta vez, a ocasião é o aniversário do então Presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, no Madison Square Garden, onde a atriz cantou “Happy Birthday, Mr. President”. O vestido era extremamente único e por isso, teve que ser costurado ao corpo de Marilyn sendo um modelo exclusivo. Anos depois, o vestido voltou a tona, mas dessa vez, em um corpo nada similar ao da atriz. Kim Kardashian utilizou o vestido de mais de 60 anos em uma premiação e foi duramente criticada por, supostamente, ter rasgado a peça devido a suas curvas.
Marilyn Monroe (Foto: Reprodução/Vogue)
Cher, 1974
O vestido utilizado pela cantora foi uma colaboração entre ela e o estilista Bob Mackie. A peça foi bem aproveitada, usada pela cantora duas vez. A estreia foi no Metropolitan Museum em 74 e a cantora posou com ele para revista TIME no ano seguinte.
Cher (Foto: Reprodução/Vogue)
Princesa Diana, 1994
A então esposa do príncipe Charles, hoje Rei da Inglaterra, usou a peça após a confissão de traição pelo marido em rede nacional. Lady Di havia declarado achar o vestido muito decotado, porém, não exitou em vesti-lo após revelação. O vestido ficou conhecido como “revenge dress” ou, vestido de vingança, considerado ícone dos anos 90 e inspiração para modelos até hoje.
Princesa Diana (Foto: Reprodução/Vogue)
Elizabeth Hurley, 1994
O lendário modelo de lafinetes de Gianni Versace foi estreado por Elizabeth Hurley em 1994. A então namorada de Hugh Grant chocou a sociedade conservadora da época com tamanha sensualidade que a peça trazia.
Elisabeth Hurley (Foto: Reprodução/Vogue)
Rose McGowan, 1998
A atriz italiana desfilou no tapete vermelho do MTV Video Music Awards com um vestido totalmente revelador que causou um enorme escândalo na mídia da época.
Rose McGowan (Foto: Reprodução/Vogue)
Lady Gaga, 2010
Famosa por sempre escandalizar e romper com ideias conservadoras, Lady Gaga caminhou pelo VMA com um vestido totalmente feito de peças de carne de verdade. Tal peça foi fortemente detonada pelo movimento vegano juntamente com a cantora.
Lady Gaga (Foto: Reprodução/Vogue)
“Todo mundo ama um escândalo fashion”, disse o diretor criativo da Balenciaga, e ele está certo. Todo o movimento que um escândalo causa é feito para quebrar paradigmas primitivos que só servem para dar contorno a uma visão.
Foto destaque: Marilyn Monroe. Reprodução/Jovem Pan.