A marca de cafés Nespresso, conhecida internacionalmente e com forte preocupação ecológica, já que suas capsulás de café, por exemplo, são feitas de alumínio e 100% reciclavéis, agora têm um pé na moda: junto com a startup de calçados europeia Zèta, lançaram em uma collab um tênis feito com um tecido de couro vegano de borra de café reciclado.
A borra de café já é conhecida por suas propriedades reciclavéis: ela pode ser utilizada como uma fonte de nutrientes para as plantas, na compostagem ou como parte do adubo, e também pode ser utilizada em rotinas de skincare. Agora, ela também é matéria-prima para calçados! A Nespresso e a Zèta lançaram o calçado chamado de RE:Ground em três cores: Latte (branco), Ristretto (preto) e Cappucino (marrom), que fazem parte de uma coleção cápsula – isto é, uma coleção limitada, em que são produzidas quantidades menores do que uma coleção tradicional.
Vídeo destaque do lançamento da coleção cápsula. (Reprodução/YouTube)
De acordo com a marca, os outros elementos utilizados na confecção do par são feitos com 80% de materiais reciclados, como plásticos retirados do Mar Mediterrâneo, cortiça, borracha e até o látex. Já o couro sintético de café, base do calçado, foi criado em parceria da Zèta com a Tintex, sua fabricante de tecidos.
A Zèta também é uma empresa preocupada com o meio ambiente e, por isso, confecciona itens com materiais reciclados, reaproveitados e veganos, e de acordo com o próprio site, afirmam que “Zèta não é apenas uma marca de calçados” pois são uma marca que “respeitam animais, o planeta e as pessoas”. A startup mantém um circuito de circulação de seus produtos muito pequeno, pois a confecção dos calçados é feita na Itália, em Portugal e na França. No seu e-commerce, os produtos são vendidos apenas em moedas europeias ou em dólar.
Foto Destaque: Reprodução/Zèta Shoes