Celebridades enfrentam dificuldades ao escolher looks restritivos
Na última edição do American Music Awards, a cantora SZA precisou da ajuda de seguranças para subir ao palco ao ser anunciada como vencedora nas categorias de Artista Feminina de R&B e Canção de R&B. O motivo foi o look escolhido para a cerimônia: um bustiê e uma saia fechada com ilhoses, que limitaram muito […]
Na última edição do American Music Awards, a cantora SZA precisou da ajuda de seguranças para subir ao palco ao ser anunciada como vencedora nas categorias de Artista Feminina de R&B e Canção de R&B. O motivo foi o look escolhido para a cerimônia: um bustiê e uma saia fechada com ilhoses, que limitaram muito sua mobilidade. O episódio levanta questões sobre as escolhas de looks de artistas em grandes eventos.
Esse tipo de situação não é um caso isolado. No Festival de Cannes, a atriz Marina Ruy Barbosa chamou atenção ao usar um vestido Balmain de 15 quilos, que causou dor e deixou uma super marca em seu ombro.
Kim Kardashian, por sua vez, compartilhou em seu reality show a experiência de usar um espartilho apertado no Met Gala de 2023. A peça, assinada por John Galliano, deixou sua cintura extremamente fina e marcas em seu corpo. Ainda assim, Kardashian afirmou que o desconforto valeu a pena diante da repercussão do look.
SZA no American Music Awards (Foto: reprodução/Ethan Miller/Getty Images Embed)
Estilo e impacto visual andam lado a lado
A busca por peças marcantes tem se tornado parte estratégica da presença das celebridades em premiações e eventos de destaque. O fenômeno do method dressing, utilizado por Zendaya e seu stylist Law Roach, exemplifica como a moda pode dialogar com os projetos artísticos promovidos pelas estrelas. O traje robótico Mugler usado pela atriz na divulgação de Duna: Parte 2 gerou mais de US$ 13 milhões em exposição de marca.
O impacto visual, por vezes, ultrapassa o conforto. Em eventos como o Met Gala, peças criadas sob medida, como o vestido de areia usado por Tyla em 2024, fez com que ela precisasse até da ajuda de funcionários para possibilitar a locomoção no tapete vermelho.
Zendaya para divulgação de Duna 2 (Foto: reprodução/Samir Hussein/Getty Images Embed)
Moda como ferramenta de narrativa e distinção
Especialistas explicam que, em um cenário dominado pelas redes sociais, as celebridades se tornam produtos de si mesmas. A historiadora Pauline Kisner observa que os looks restritivos não visam diferenciar classes, mas sim destacar o indivíduo dentro do próprio grupo de estrelas, é uma disputa por atenção onde a imagem é o principal ativo de todos.
