Recentemente a grife francesa Chanel anunciou uma nova coleção de joias para o seu catálogo de alta joalheria. E a inspiração da vez foi a criadora da marca Coco Chanel, que foi apaixonada por esportes.
Além de criar figurinos para ballet, a mesma também manteve durante anos sua rotina de golfe, equitação e caça. E em 1921, criou um ateliê dedicado somente à sua linha “esportiva”, com a proposta de criar peças ainda mais confortáveis para as mulheres.
Sobre a coleção
Seguindo a onda esportiva das Olimpíadas, a casa francesa apresentou a nova coleção de alta joalheria intitulada “Sport” e assinada pelo diretor artístico Patrice Leguéreau, que já trabalha com a marca desde 2009. As peças da coleção Sport são inspiradas no legado esportivo de Coco Chanel, sendo apresentada em sete linhas diferentes, com personalidades, cores, formatos e detalhes únicos que imprimem elegância, movimento e conforto.
Cordões de moletom representados em colares e brincos de ouro, diamantes e safiras trazem um ar lúdico. E formas geométricas e coloridas dão um ar de movimento e profundidade. O número 5, número da sorte de Coco, também aparece em braceletes inspirados nos cronômetros olímpicos clássicos. Toda a coleção foi exposta na mansão de Mônaco da marca, reformada em 1980 pelo então diretor criativo da marca Karl Lagerfeld.
Paixão de Coco pelo esporte
Assim como diversas outras mulheres durante a belle époque, Chanel se apaixonou pelos esportes e movimento, praticando vários deles, como a equitação, golfe e caçadas. E foi essa paixão que culminou na criação de seu ateliê dedicado às peças esportivas e confortáveis.
Como estilista, Coco Chanel chegou até mesmo a criar figurinos para as apresentações do famoso balé russo de Sergei Diaghilev, impressionando a elite da Riviera francesa.