Chanel se inspira na arte do século XX durante desfile em Paris
Estreia de Matthieu Blazy na maison foi marcada pelas referências ao expressionismo abstrato do início do século passado e o clássico da marca
O novo diretor criativo da Chanel, Matthieu Blazy, fez a sua estreia durante a Paris Fashion Week nesta segunda-feira (06). A coleção, que foi descrita como romântica, emotiva e intuitiva, agradou ao público e deu indícios de como será a nova era Chanel.
O desfile
A coleção foi apresentada no Grand Palais Éphémère e contou com mais de 70 modelitos, apresentados em uma passarela que foi transformada em uma galáxia, deixando o desfile da maison francesa em uma experiência visual e sensorial.
Blazy, um franco-belga de 41 anos, é apenas o quarto diretor criativo da Chanel. E para o seu desfile de estreia, ele trouxe referências do expressionismo dos anos 20 e também os símbolos clássicos da marca de luxo.
Alguns modelitos traziam cores e estampas abstratas, esses looks também apresentavam uma silhueta fluida.
Estampas abstratas na coleção Chanel primavera/verão 2026 (Foto: reprodução/Getty Images Embed/Kristy Sparow)
O estilista também utilizou referências da Art Deco, e claro, da própria Chanel, em looks preto e branco e bastantes estruturados.
Look preto Chanel primavera/verão 2026 (Foto: reprodução/Getty Images Embed/Kristy Sparow)
O xadrez tradicional da marca e que está presente no imaginário popular quando se diz “Chanel”, foi atualizado em cores mais fortes e combinado com outras estampas, trazendo um frescor necessário para a maison.
Look colorido Chanel primavera/verão 2026 (Foto: reprodução/Getty Images Embed/Kristy Sparow)
Outro destaque foi a saia de penas, com as plumas coloridas e texturas irregulares o modelito foi descrito como um escultura fauvista.
Sai de plumas Chanel primavera/verão 2026 (Foto: reprodução/Getty Images Embed/Kristy Sparow)
A repercussão do desfile
Ao final da apresentação da coleção, foi possível ouvir aplausos, gritos e as típicas risadas de quem acabou de assistir a um espetáculo. Sensação que seguiu no pós desfile, tanto os críticos quanto os entusiastas de moda online, elogiaram a coleção, o principal comentário foi como finalmente a grife voltou a vida.
Outros também elogiaram sob a argumentação de que a marca de luxo finalmente teve seus códigos atualizados sem perder a essência Chanel, dizendo que a memória da marca foi resgatada e respeitada.
