Chanel Métiers d’Art 2026 desembarca em Nova York com Matthieu Blazy

Chanel confirmou que apresentará sua coleção Métiers d’Art 2026 em Nova York no dia 2 de dezembro, marcando a estreia desse calendário anual sob a direção criativa de Matthieu Blazy. Após assumir oficialmente o comando do prêt-à-porter em Paris em outubro, Blazy escolheu a Grande Maçã (Big Apple é um termo que se refere a […]

18 jul, 2025
Foto destaque: Jennie Kim (reprodução/Instagram/@Chanel)
Foto destaque: Jennie Kim (reprodução/Instagram/@Chanel)
Jennie Kim em propaganda da Chanel

Chanel confirmou que apresentará sua coleção Métiers d’Art 2026 em Nova York no dia 2 de dezembro, marcando a estreia desse calendário anual sob a direção criativa de Matthieu Blazy. Após assumir oficialmente o comando do prêt-à-porter em Paris em outubro, Blazy escolheu a Grande Maçã (Big Apple é um termo que se refere a Nova York desde 1920), para homenagear o artesanato da maison com uma leitura contemporânea. Bruno Pavlovsky, presidente de moda da Chanel, ressaltou que Nova York é um verdadeiro polo de criatividade e que Matthieu Blazy a domina com intimidade, tornando-a o cenário ideal para revelar todo o savoir-faire da maison.

A ligação entre Chanel e Nova York remonta às viagens transatlânticas de Gabrielle Chanel nos anos 1930, época em que ela se inspirou no dinamismo americano para modernizar suas criações. Foi em solo nova-iorquino que Karl Lagerfeld encenou, em 2018, o icônico desfile “Paris-New York” no Metropolitan Museum of Art, transformando o Templo de Dendur em passarela. Desta vez, um teaser com um mapa vintage do metrô local, cruzado por um duplo C, sinaliza que o local exato será revelado em breve, mantendo o mistério que caracteriza os shows Métiers d’Art.

Métiers d’Art

A coleção Métiers d’Art celebra o trabalho dos ateliês parceiros da Chanel, reunidos no centro Le19M, em Paris, onde bordadeiras (Lesage), plissadoras (Lognon), chapeliers (Maison Michel), plumassiers (Lemarié) e outros mestres artesãos colaboram para peças únicas. Blazy promete exaltar essa herança com cortes modernos e texturas inéditas, explorando novas técnicas de tingimento e bordados em relevo, além de trazer materiais sustentáveis como seda reciclada e metais de baixo impacto ambiental.


CHANEL 2024/25 Métiers d’art Show (Vídeo: reprodução/YouTube/@Chanel)


Além de reforçar sua presença no mercado americano, a apresentação em Nova York deverá incorporar projetos digitais exclusivos: rumores falam em experiências de realidade aumentada para convidados e edição limitada de NFTs que imortalizam os croquis de Blazy. Após a turnê global da Cruise 2026, que teve passagem por Singapura, a maison mira encantar novamente com uma narrativa que une cidade, arte e artesanato de luxo em um espetáculo híbrido, reafirmando Métiers d’Art como vitrine de inovação e tradição.

Alta-costura da Chanel

A última coleção de alta-costura da Chanel antes da estreia de Matthieu Blazy foi apresentada no dia 8 de julho de 2025, no Salon d’Honneur do Grand Palais, em Paris. O cenário recriou o apartamento original de Gabrielle Chanel na Rue Cambon, 31, com paredes espelhadas, tapetes beges e bancos estofados, criando um ambiente intimista que contrastou com os desfiles grandiosos a que a maison nos acostumou.


Desfile Chanel Paris Fashion Week Alta-costura 2025/2026 (Foto: reprodução/Krist Sparow/Getty Images)


Esse foi o último trabalho desenvolvido pelo estúdio interno sob a direção criativa de Virginie Viard, marcando o fim de um ciclo iniciado por Karl Lagerfeld em 1983 e continuado por Viard desde 2019. A apresentação serviu tanto de celebração ao legado de mais de 110 anos de couture quanto de ponte para a visão futura de Blazy, que assume o cargo em outubro de 2025.

Mais notícias