O couro beLEAF é uma opção para substituir o couro animal. Produzida com a folha da planta orelha-de-elefante, o material sustentável desenvolvido no Rio de Janeiro se tornou um sucesso entre os criadores de moda brasileiros e de outros países pelo mundo.
A Nova Kaeru, empresa de produção 100% orgânica localizada no Rio de Janeiro, foi a pioneira na transformação da folha da orelha-de-elefante em matéria prima sustentável para alternativas do couro em peças da moda.
A organização exporta seus produtos para mais de 30 países e aumenta as possibilidades do beLEAF ser usado em criações internacionais, como as marcas Loewe, Botter e Louboutin que já utilizam o biomaterial brasileiro para a criação de suas próprias peças.
Produção do couro sustentável beLEAF
O couro sustentável beLEAF tem seu processo de estabilização do couro totalmente orgânico que preserva a origem natural da planta.
O beLEAF, idealizado por Eduardo Filgueiras e Paulo Costa, em 2007, aposta em fazendas de reflorestamento para uma produção orgânica e pensada para produtos de luxo que exalam a essência das características da natureza.
Sua produção ocorre em uma Serra de Petrópolis e gera oportunidade de trabalho para a população local. Para a formação do couro, a planta precisa ter o tamanho de 1 metro de comprimento para sua utilização no meio da moda.
Desde o tingimento até o forro de microfibra colocado nas folhas são feitos com óleos e produtos químicos em processos naturais que não agridem o meio ambiente. Os resquícios de todo o processo de criação do material também são reutilizados como adubo natural nas plantações de orelha-de-elefante.
A preocupação é mudar o retrato da indústria poluente de couro e criar versões sustentáveis alternativas que motivem os produtores de moda a utilizarem o couro beLEAF em suas peças.
A expectativa é de que a moda seja um setor responsável nas questões ambientais e levar a questão para seus consumidores.