INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Moda

Da ficção à moda: conheça o estilo Dark Fantasy

Para os aficionados por literatura e desenhos sombrios dos anos 80, esse é o momento de brilhar na moda

He-Man desenho Dark Fantasy
He-Man, desenho dos anos 80 no estli Dark Fantasy (Foto: Reprodução/TikTok @slagzar

A estética Dark Fantasy, muito popular na cultura pop dos anos 80 e 90, vem se popularizando e se reinventando através do Tik Tok. Com o uso da inteligência artificial, criar novos cenários fantasiosos vem se tornando cada vez mais uma realidade, servindo de inspiração em diversas expressões artísticas, seja o cinema, a literatura, e claro, a moda, que frequentemente bebe de todas essas fontes.


Imagem de Inteligência Artificial no estilo Dark Fantasy
Coraline no estilo “dark fantasy”, feita a partir de inteligência artificial (Foto: Midjourney)

Origem e sub gênero da estética

A Dark Fantasy teve seu início na literatura e rendeu diversas ramificações em outras formas de arte, ganhando força nos anos 80 e 90 com desenhos animados de TV populares da época, como “He-Man” e o clássico do gênero “Caverna do Dragão”, além de jogos de RPG no estilo D&D, mesclando mundos fantasiosos e até mesmo surrealistas, trazendo cores saturadas, elementos sobrenaturais, místicos e bebendo fortemente da fonte do terror / horror. Alguns dos primeiros livros do gênero foram escritos por Gertrude Barrows Bennett, entre 1917 e 1923.


Personagens do desenho animado
Personagens de “Caverna do Dragão” (Foto: Reprodução:/O Globo)

Renovação do gênero e junção com a moda

Com a crescimento do Tik Tok e a popularização das tendências estéticas, se tornou muito comum trazer de volta à vida — com uma nova roupagem— elementos da moda de décadas passadas, além de inspirações vindas do cinema e outras fontes. Fortemente abraçada à nostalgia e aos elementos geek, com uma pegada mais creepy, a Dark Fantasy vem sido resgatada através da inteligência artificial, em plataformas como Midjourney, criando vídeos criativos e animações que resgatam essa memória fantástica e servem de inspiração para quem precisa de uma referência de moda baseada nas animações antigas.

O estilo traz efeitos especiais dos anos 80, uma ideia de futuro distópico imaginativo, criaturas místicas, como magos, feiticeiras, unicórnios, seres cósmicos e divinos, elementos da alta fantasia, cultura nerd, tecnologia “oitentista”, entre outros, o que causa arrepios em muitos momentos.

A proposta é não ser perfeito: Os vídeos criados trazem chiados e falhas de imagem, movimentações mais lentas, estética vintage desgastada e até um certo estranhamento visual que pode ser perfeitamente adaptado para a moda de maneira muito criativa e inovadora.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...