No último domingo (25), a Avavav virou o centro das atenções na Semana de Moda de Milão. Na ocasião, a grife preparou um desfile nada convencional, ao entregarem para a plateia baldes com lixos para serem jogados na passarela enquanto as modelos desfilassem. O intuito da Avavav estaria interligado à uma crítica sobre a cultura do ódio, especialmente no espaço cibernético.
As cenas que viralizaram nas redes, no entanto, alavancaram alguns discursos e comentários acerca de certas atitudes de marcas em eventos de moda atuais e até onde estes conceitos podem ser considerados relevantes ou não.
Reação das pessoas com o desfile
Como mencionado anteriormente, o espetáculo fashion construído pela Avavav, mais especificamente, pela diretora criativa Beate Karlsson, recebeu grandes críticas. Em páginas no Instagram, por exemplo, muitos internautas ressaltaram o fato de que o lixo no chão poderia ser prejudicial para a apresentação dos modelos, uma vez que elas poderiam ser atingidos por algum objeto – o que chegou a ocorrer de fato – ou caírem.
“Odeio quando designers pra fazer um desfile apelativo colocam a segurança dos modelos em risco” comentou uma jovem. “Ridículo! Total desrespeito com as modelos. Muitas saem de um desfile direto pro outro, vive uma semana super intensiva andando pra cima e pra baixo, não tiveram a mínima responsabilidade! E se alguma cair e se machucar? Elas que pagam a conta e não eles.”, completou outro perfil.
Para além da integridade física daqueles em cima da passarela, o público também levantou a questão do desperdício, sobretudo de comida, que foi gerado pela ação. Desta forma, o que era para ser compreendido como uma espécie de protesto, acabou sendo mais ofuscado por desaprovação e exagero do que aclamação.
Qual era o real objetivo da Avavav com este desfile
Segundo veículo Marie Clare, Beate Karlsson relatou que o intuito do desfile seria representar com o discurso de ódio que é muito praticado em âmbitos online funcionaria na vida real.
Com isso, além de jogarem objetos e comidas nas passarelas, o efeito do hate jogado também era representado por roupas sujas, com uma aparência desgastada e outros elementos presentes nos visuais dos modelos. A coleção intitulada “Thanks for your feedback” também apresentou comentários negativos sobre a grife no telão do salão antes do desfile iniciar.
No quesito moda a Avavav apresentou uma coleção bastante inspirada na moda streetwear, com uma grande presença de itens como calças rasgadas, moletons e bonés. Ademais, peças com transparência, recortes assimétricos e sobreposição fizeram a diferença.